O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA INDUSTRIAL!
Desde a Primeira Revolução Industrial, as gestões não pararam de investir em novas tecnologias. Hoje em dia, existem várias soluções que mudam a forma como um diretor encara problemas em sua rotina. Quem não acompanha essa tendência perde espaço para os concorrentes. Portanto, é fundamental estar antenado com as novidades do mercado.
O consumo de energia é um dos maiores vilões do orçamento de uma fábrica. Grande parte dos sistemas e equipamentos são complexos e precisam de muita energia elétrica. Além da questão financeira, há também a necessidade de optar por soluções sustentáveis, que preservam a natureza.
A energia solar fotovoltaica industrial surge como uma resposta para esses problemas. Mas você sabe o que ela é ou como ela melhora o desempenho da equipe.
Pois então, este post vai ajudá-lo a entender um pouco mais sobre o assunto. Você vai aprender o significado dessa tecnologia e como ela funciona. Ademais, ficará por dentro de suas vantagens também. Confira a seguir!.
O QUE É ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA?
A energia do fóton de luz é entregue aos elétrons, que ganham capacidade para se locomover. Esse movimento gera a corrente elétrica utilizada no abastecimento dos equipamentos eletrônicos.
QUAL É O SEU FUNCIONAMENTO?
Os seguintes componentes fazem parte da estrutura de energia solar fotovoltaica:
painéis solares;
cabos;
inversores de corrente;
controladores de carga.
Existem dois tipos de sistemas fotovoltaicos. O primeiro é chamado de off-grid (isolado) e não se integra à rede elétrica da distribuidora. Ele é utilizado em lugares remotos, em que o custo de acesso à rede é elevado. Na maioria dos casos, é necessário armazenar energia em baterias.
Já o outro modelo tem o nome de grid-tie e é conectado à rede. O seu funcionamento é similar a qualquer outra forma de geração de energia interligada ao sistema de distribuição, não exigindo o armazenamento de energia.
Ademais, alguns profissionais não conhecem a tecnologia direito e acreditam que ela não funciona em dias nublados. E isso é um equívoco que impede a adoção da solução em muitas empresas — ela funciona nessa situação gerando menos energia, pois a incidência solar é menor.
QUAIS SÃO OS SEUS BENEFÍCIOS?
Abaixo, encontram-se as vantagens que o método proporciona:
Redução de despesas
A otimização dos investimentos é um desejo de muitos diretores, não é mesmo? A energia solar fotovoltaica, em um primeiro momento, demanda recursos financeiros para a compra de materiais e a instalação de toda a estrutura física do projeto. Contudo, esses gastos são recompensados com a economia de energia elétrica a longo prazo.
Com isso, é possível equilibrar o orçamento e utilizar o capital disponível em outras áreas mais importantes, como na expansão do parque industrial, na compra de novos equipamentos ou na contração de funcionários.
Preservação da natureza
Durante muito tempo, a indústria tinha a fama de extrair recursos do meio ambiente e poluir a natureza. Com o passar dos anos, novas soluções foram criadas, a fim de mudar essa imagem.
Atualmente, é possível aproveitar as riquezas naturais reduzindo ou eliminando os danos causados pelas ações antrópicas. E a energia solar fotovoltaica industrial é um grande exemplo disso, já que o sol representa uma fonte energética renovável e limpa.
O consumo sustentável também já não é um diferencial para se destacar no mercado. Essa questão é primordial para sobreviver à competição por novos contratos. Os clientes querem produtos produzidos em sistemas sustentáveis e ecologicamente corretos.
Ao adotar esse tipo de solução, você mostra que a sua gestão consegue conciliar a preservação do meio ambiente com mercadorias de qualidade e se importa com o futuro.
EM QUAIS SEGMENTOS DA ÍNDUSTRIA PODE SER INSTALADA?
A indústria mecânica é um dos ramos que mais adota essa tecnologia porque depende da eletricidade para o funcionamento de grandes máquinas e equipamentos. Com isso, essas gestões melhoram o orçamento e realizam investimentos mais precisos.
As indústrias farmacêuticas se beneficiam também, já que é preciso ter muita segurança no processo de produção de remédios e cosméticos. Se o fornecimento de energia é interrompido, baterias que armazenam a produção excedente podem ser acionadas, evitando a paralisação do trabalho.
De forma similar, o setor alimentício tem ótimos resultados ao adotar esse sistema. Com uma produção mais enxuta, é possível reduzir os preços dos produtos e ganhar espaço no mercado.
Em outras palavras: diversas indústrias podem adotar a energia solar fotovoltaica. Apenas é preciso analisar muito bem as condições físicas e financeiras do negócio antes de tomar qualquer decisão.
COMO AVALIAR SE VALE A PENAS IMPLEMENTÁ-LA?
A geração de resultados positivos da energia solar fotovoltaica atrai muitos diretores. Contudo, é preciso ter calma e atenção antes de adotá-la. A economia financeira e a otimização da produção só são alcançadas quando existe um projeto adequado às necessidades da fábrica.
Em muitos casos, grandes consumidores de energia pagam valores menores e demoram mais para alcançar o retorno sobre os investimentos realizados na implementação dessa tecnologia, como as indústrias.A localização geográfica também não pode ser esquecida. O posicionamento em relação ao sol, a incidência de radiação solar e a área ao redor da fábrica são determinantes. Em todas as situações, contrate uma equipe especializada no assunto para evitar problemas.Ao ler este post, você descobriu como a energia solar fotovoltaica industrial é uma solução que ganha, cada vez mais, adeptos no mercado. As empresas nacionais estão utilizando essa ideia, a fim de otimizar o consumo energético, preservar a natureza e garantir a produção eficiente. Com isso, o Brasil já se encontra entre as nações com maior geração solar do mundo.
Dessa forma, é fundamental que você esteja preparado para adotar essa ideia em seu negócio. Ela se torna uma excelente ferramenta de marketing para sua empresa. Além de promover o pensamento sustentável, você abre portas para melhores negociações e a atração de clientes.