A energia fotovoltaica para empresas vem se popularizando nas últimas décadas juntamente com a energia solar residencial pela combinação da necessidade de reduzir custos com energia e a preocupação crescente com o meio ambiente.
Afinal, estamos falando de uma fonte alternativa de energia limpa, inesgotável, que pode ser usada de forma permanente e sem restrição alguma na forma como é produzida.
Por outro lado, temos um cenário do setor elétrico crítico, onde falta de investimentos, estiagens mais frequentes e longas e a demanda crescente por energia com a tecnologia cada vez mais presente nos lares dos brasileiros.
O resultado são os aumentos sucessivos de tarifas e bandeiras vermelhas para controlar o consumo e nos afastar ao máximo de blackouts e crises energéticas quase inevitáveis.
A energia solar surge como a opção para gerar independência energética para empresas e famílias e acredite: a sua produção de energia solar gera economia e ajuda milhões de pessoas!
Será que chegou a hora de a sua empresa investir em energia solar? O Blog Implasolar vai falar sobre a energia fotovoltaica e o seu potencial para gerar lucro e bem-estar!
COMO FUNCIONA A ENERGIA FOTOVOLTAICA NA EMPRESA?
Basicamente, o kit de energia solar na empresa funciona com três componentes principais, além de componentes menores.
PLACAS SOLARES
É o principal componente do sistema, tecnicamente chamados de módulos fotovoltaicos, que vão captar a radiação solar e convertê-la em energia elétrica em corrente contínua – que ainda não é própria para uso nos aparelhos e na iluminação da empresa.
INVERSOR FOTOVOLTAICO
O inversor de energia solar é um componente essencial no sistema fotovoltaico desempenhando duas funções:
- Converte a energia gerada pelos painéis solares em energia elétrica alternada, que pode ser usada para abastecer a empresa;
- Transfere a energia elétrica excedente para o sistema da distribuidora de energia.
MEDIDOR BIDIRECIONAL
Por fim, o medidor bidirecional tem a tarefa de medir dois fluxos importantes: a energia elétrica que é transferida para a concessionária e a energia da rede que a sua empresa consome.
Com esse funcionamento simples, a geração de energia solar alcança dois benefícios fundamentais: reduzir ao máximo o consumo de energia da rede e gerar crédito financeiro para abater eventuais saldos de faturas.
Vamos falar de mais vantagens que favorecem a empresa em diversos aspectos.
QUAIS AS VANTAGENS DA ENERGIA FOTOVOLTAICA PARA A EMPRESA?
INVESTIMENTO COM EXCELENTE RETORNO
Um sistema fotovoltaico bem dimensionado dará um retorno para o investimento entre 4 e 5 anos de operação, um ótimo resultado se considerarmos que a vida útil das placas solares é de 25 a 30 anos. Portanto, o investimento terá 100% de receita por, no mínimo, 20 anos
MAIOR COMPETITIVIDADE
Com a grande economia de energia, a empresa pode aumentar a sua eficiência produtiva usando os recursos em outros projetos, além de poder reduzir preços quando achar necessário. Outro ponto positivo é criar a imagem de uma empresa sustentável, destacando-se em relação aos concorrentes.
Temos o compromisso com a transparência no desenho e com a qualidade nas instalações de energia solar que entregamos. Venha conhecer alguns projetos da Implasolar!
MARKETING POSITIVO PARA A MARCA
Empresas que investem em sustentabilidade são mais admiradas, pois demonstram cuidado com as condições de vida da sociedade e a preservação do meio ambiente. Uma imagem mais positiva atrai investidores, parcerias comerciais e, acima de tudo, conquista mais clientes!
COLABORADORES MAIS MOTIVADOS
Trabalhar em uma empresa sustentável agrega qualidade ao ambiente de trabalho e gera motivação nos funcionários. Além disso ajuda a reter e atrair talentos, pois os profissionais se interessam por empresas que têm projetos inovadores, como a geração de energia solar.
FORNECEDORA DE ENERGIA PARA A SOCIEDADE
O cenário do setor elétrico é crítico e muito passa pela falta de investimentos para expandir o setor e atender à demanda crescente. Sua empresa pode se tornar uma grande colaboradora para resolver esse problema.
Ao gerar energia solar excedente, você transfere para o sistema de distribuição uma energia própria para o uso e que ajudará a diminuir o déficit de oferta, colaborando no atendimento às residências e empresas que não usam energia fotovoltaica. E ainda recebe créditos por isso!
O QUE É O SISTEMA COMPENSATÓRIO DE ENERGIA ELÉTRICA?
O nome é grande, mas o entendimento é simples: é um dos mais importantes benefícios da energia solar para empresas e residências.
Uma resolução criada em 2012 pela ANEEL definiu a transferência do excedente de energia elétrica (gerada a partir da radiação solar) para a distribuidora e a concessão de créditos.
O funcionamento é simples:
- O inversor do sistema fotovoltaico manda para a concessionária a energia que a empresa ou residência não consumiu e que não pode ficar no imóvel;
- À medida que recebe os excedentes de energia, a companhia de energia gera créditos para abater valores de faturas de energia futuras. Os créditos têm validade de 5 anos.
Dessa forma, a sua empresa reduz o gasto com energia da distribuidora, podendo reduzir o valor da fatura para valores próximos à tarifa de disponibilidade de energia – obrigatória a todos os consumidores.
QUANTO A ENERGIA FOTOVOLTAICA CUSTA PARA A EMPRESA?
O crescimento contínuo de pessoas e empresas interessadas em investir em energia solar ajuda a expandir o mercado, com mais empresas especializadas em energia solar, gerando uma competição maior e saudável no setor.
Além disso, as novas tecnologias reduzem o custo de fabricação e aumentam a eficiência das placas solares. enquanto os métodos de instalação vão sendo aprimorados.
Mesmo com tantos fatores positivos sobre os preços de mercado, calcular o custo de um projeto de energia solar não é uma conta simples. Por outro lado, a complexidade ajuda as empresas de energia fotovoltaica a terem sempre uma opção que seja a melhor para cada cliente.
Diversos fatores vão impactar no preço médio da geração de energia solar.
Entre eles:
- Média de consumo mensal da empresa;
- Tamanho da área disponível para instalação do sistema fotovoltaico;
- Volume de radiação solar no local de instalação do painel fotovoltaico;
- Acessibilidade, estrutura e inclinação do telhado;
- Sombreamento.
A simulação e o projeto são essenciais para definir o preço do sistema de energia fotovoltaica.
Portanto, procure sempre uma empresa de energia solar em São Paulo comprometida com a análise transparente de todos os fatores. Assim, sua empresa comprará um sistema de energia solar por um preço justo e entregando os benefícios que você espera!
EXISTE FINANCIAMENTO PARA ENERGIA FOTOVOLTAICA?
Sim!
Com um mercado muito aquecido e equipamentos de alto valor agregado, com características que os tornam investimentos operacionais atraentes, é cada vez maior a lista de bancos oferecendo linhas de financiamento para energia solar.
Alguns pontos devem ser considerados na hora de financiar a energia solar.
- Entre em contato com uma empresa de sistemas fotovoltaicos para definir o orçamento, pois ele será usado para solicitar a linha de crédito;
- É fundamental, antes de fazer a proposta, que a empresa crie uma simulação para prever todos os itens do futuro projeto;
- Os bancos aceitam orçamentos apenas de empresas credenciadas como a Implasolar;
- Após a aprovação do banco, os repasses são feitos diretamente para a empresa instaladora do sistema fotovoltaico.
Muitos financiamentos possuem carência, o que significa que a sua empresa pode começar a gerar energia solar e economizar antes de começar a pagar as parcelas.
E após o prazo do financiamento, que pode ser de até 7 anos, você não terá mais a prestação a pagar e contará com 100% da receita/economia gerada pelo sistema!
A Implasolar oferece linhas de financiamento para energia solar em convênio com os maiores bancos privados e públicos do país!
ONDE INSTALAR PLACAS DE ENERGIA SOLAR EM UMA EMPRESA?
As placas solares são montadas, na grande maioria dos projetos, nos telhados e terraços, áreas que são mais ociosas. Isso resolve um grande problema de espaço para montar sistemas de energia solar mais amplos, sem ocupar áreas úteis.
Por outro lado, existem as fazendas solares – terrenos com uma grande quantidade de painéis, que normalmente atendem indústrias, empresas do agronegócio e cooperativas de negócios, que fazem o compartilhamento de energia solar.
A empresa de energia solar deve avaliar com critério a viabilidade de usar os espaços disponíveis em relação a quantidade de placa solar necessária para gerar energia suficiente para as metas do cliente.
VOCÊ CONHECE A GERAÇÃO COMPARTILHADA DE ENERGIA SOLAR?
Essa é uma possibilidade de gerar energia fotovoltaica que poucas empresas conhecem: designar um local diferente para instalar um espaço de energia solar e abastecer outras unidades da empresa.
Isso permite, por exemplo, que os escritórios estejam em um local, a fábrica em outro e ambos usem energia solar gerada por uma terceira localidade, onde pode ser uma fazenda de energia solar.
Para usufruir desse benefício, é preciso que todos os endereços sejam da mesma empresa e cobertos pela mesma distribuidora de energia.
A COOPERATIVA SOLAR ATENDE VÁRIAS EMPRESAS!
Outra solução interessante é reunir empresas diferentes para compartilharem o investimento, a economia e os créditos de energia solar em uma cooperativa de energia solar. Nesse caso, será aberto um CNPJ ao qual as empresas se associarão como cooperados.
Todos os benefícios serão rateados entre as empresas. Essa solução é muito eficaz para empresas de uma determinada área que, juntas, resolvem gerar a própria energia. O local de instalação das placas solares deve ser completamente diferente dos endereços das empresas parceiras.
Esperamos que essas informações tenham dado uma noção boa sobre a importância e os benefícios dos sistemas fotovoltaicos. Quer conhecer mais a respeito do que a energia solar pode fazer por sua empresa? Marque uma reunião com a Implasolar e analisaremos as suas expectativas!
Quer saber mais sobre energia solar e seus benefícios para a economia e o mundo?
Acesse mais artigos em nosso Blog Implasolar!