Empreendedores e gestores conhecem o peso considerável que o gasto com energia tem em seus resultados, especialmente nas áreas de produção e no setor de TI. Por isso, um número cada vez maior de empresas, assim como as residências vem adotando a energia solar.
Estiagens prolongadas, falta de investimentos no setor e uma demanda cada vez maior sem a oferta necessária causam aumentos seguidos de tarifa, bandeiras vermelhas e riscos de blackouts.
Todos esses fatores contribuem para gerar muita incerteza com as políticas de energia elétrica no Brasil. Por isso, a energia fotovoltaica está se consolidando como uma energia alternativa limpa, permanente e sustentável.
A energia solar na empresa traz uma série de benefícios e que vão muito além da economia – que já seria um motivo suficiente para instalar placas solares!
Além disso, existem três sistemas de microgeração de energia solar. Um deles certamente atende às necessidades energéticas da sua empresa.
O Blog Implasolar vai falar sobre eles e mostrar como a energia solar empresarial pode contribuir para o sucesso do seu negócio!
SISTEMA FOTOVOLTAICO ON-GRID
Esse é o sistema solar de energia mais conhecido, onde a instalação fotovoltaica trabalha conectada à rede distribuidora para que a empresa use a energia dela quando não houver produção no sistema e para transferir continuamente para a rede a energia solar convertida que o sistema produz.
Com a microgeração on-grid de energia solar pode obter créditos nas faturas com a transferência de energia solar para a rede da concessionária.
SISTEMA FOTOVOLTAICO OFF-GRID
Esse sistema, também conhecido como sistema fotovoltaico isolado, é totalmente desconectado da rede de energia local. A produção é contínua e a energia excedente fica armazenada em baterias que abastecem a empresa quando não há produção fotovoltaica.
Ele permite a total independência energética, além de não haver mais fatura de energia. Por outro lado, é a opção mais cara por causa das baterias e a empresa não pode contar com a energia da rede como acontece no sistema on-grid.
SISTEMA FOTOVOLTAICO HÍBRIDO
Esse sistema une os recursos e vantagens dos sistemas on-grid e off-grid. A energia excedente fica armazenada nas baterias e o excesso é transferido para a rede da concessionária, gerando o crédito para usar nas faturas.
Portanto, reúne os dois grandes benefícios financeiros – independência energética e economia. Por outro lado, é uma opção de alto valor e precisa ser bem analisada sobre o real ganho econômico.
Ainda tem dúvidas sobre qual sistema oferece mais vantagens para a sua empresa? A consultoria de energia fotovoltaica em São Paulo da Implasolar entende as características do negócio e propõe a alternativa mais rentável!
POR QUE A EMPRESA DEVE INVESTIR EM ENERGIA SOLAR?
REDUÇÃO SUBSTANCIAL DO GASTO COM ENERGIA
Essa redução acontece de duas formas:
- A microgeração solar permite reduzir o gasto com energia da rede;
- A energia excedente é transferida para a rede e a concessionária calcula créditos que serão usados nas faturas de energia. Esse benefício acontece no modelo on-grid de energia solar.
Esse benefício alcança todos os negócios em maior ou menor escala, conforme as características do projeto da empresa, setor de atividade, potencial de geração e sistema escolhido.
Sua empresa pode consumir energia solar convertida sem se preocupar com o valor da conta no final do mês – pois ela é uma microgeração sua – e ainda reduzir o custo da energia eventualmente usada na rede!
PROTEÇÃO E PREVISIBILIDADE FINANCEIRA
Os sistemas de energia solar permitem que a sua empresa se proteja de todos os fatores negativos da atual situação energética do país, em especial os aumentos de tarifa e as bandeiras vermelhas, que impõem custos adicionais altos.
Dessa forma, as áreas produtivas podem custear seus produtos e a empresa, como um todo, orçar o gasto externo de energia com mais precisão, sem os tantos impactos negativos que vivem afetando negativamente as margens.
FÁCIL INSTALAÇÃO
Montar um sistema fotovoltaico é uma tarefa relativamente simples, pois é feita a partir do que for definido nos passos anteriores à montagem e os testes, como a viabilidade técnica, que desenha a solução técnica final.
Em média, em apenas 10 dias de instalação, você tem o sistema pronto para ser vistoriado pela concessionária e começar a funcionar!
BAIXA MANUTENÇÃO
O custo de manutenção dos módulos fotovoltaicos é muito baixo quando comparamos com o valor do investimento e uma vida útil que varia de 25 a 30 anos. Um dos motivos principais é o fato de não haver peças obrigatórias de troca, como acontece com automóveis, por exemplo.
Outro fator importante é que os equipamentos – painéis solares e inversor – têm alta qualidade, resistência e durabilidade, principalmente as placas solares, que resistem a chuvas, ventos fortes e granizo.
A manutenção preventiva se resume à limpeza dos componentes e a inspeção geral para verificar se há danos ou falhas nos componentes – o que é raro.
EXCELENTE RETORNO DO INVESTIMENTO
Os módulos fotovoltaicos ou placas solares têm uma vida útil de 25 anos com plena carga de funcionamento, podendo se estender a 30 anos com 80% da potência. Existem registros de instalações fotovoltaicas com mais de 40 anos!
Projetos fotovoltaicos bem dimensionados podem garantir que o investimento se pague entre 5 a 7 anos de uso, o que significa que o sistema de energia solar funcionará por mais 20 anos pago, do ponto de vista contábil.
Somando-se a economia de energia por toda a vida útil e a baixa manutenção, o sistema de energia solar é um investimento com excelente retorno!
ÓTIMO PARA A IMAGEM DA EMPRESA
Em tempos de buscas por soluções que preservem o meio ambiente e da crescente importância do pensamento ESG nas empresas, os consumidores querem mais do que ótimos produtos e serviços, eles querem empresas que se preocupem com comunidades e natureza.
Um sistema fotovoltaico é, além de econômico e eficiente, uma alternativa de energia sustentável, limpa e perene, o que traz uma imagem muito positiva para a marca, de sintonia com a qualidade de vida das comunidades e do planeta!
QUANTO CUSTA A ENERGIA SOLAR EMPRESARIAL?
O custo de aquisição do sistema fotovoltaico para empresas não é um valor fechado, pois, sendo um projeto desenvolvido especificamente para cada negócio, vários fatores vão influenciar, entre eles as dimensões da área disponível e quantidade e especificação das placas solares.
A simulação de energia solar e o estudo de viabilidade técnica são fundamentais para determinar o investimento. Se algum profissional arbitrar um valor sem esses estudos, desconfie!
Portanto, a dica aqui é simples: procure uma empresa de energia fotovoltaica em São Paulo como a Implasolar para montar um projeto que trará os benefícios que o seu negócio espera e precisa!