Se você já leu sobre os benefícios de colocar painel fotovoltaico na sua residência, com certeza ficou interessado em conhecer mais sobre a energia solar residencial, não é mesmo?
Você sabe como funciona a instalação das placas solares e dos demais equipamentos? Sabia que ela começa naquela reunião com o representante da empresa de instalações fotovoltaicas para simular as suas necessidades?
A instalação do sistema fotovoltaico não se resume às montagens dos painéis solares e dos demais equipamentos. Existe um trabalho técnico intenso antes para entregar uma solução feita sob medida e com qualidade.
Além disso, é preciso ter atenção com as exigências das concessionárias de energia, pois elas podem parar um projeto! Por isso, é importante conhecer as etapas e compreender a importância de cada uma.
O Blog Implasolar vai falar sobre o processo de instalação do sistema fotovoltaico residencial para que você tenha mais conhecimento e mais certeza de investir nessa energia limpa e sustentável!
PASSO 1: ESCOLHA DA EMPRESA INSTALADORA DE ENERGIA SOLAR
Comprar um sistema de energia solar é um investimento de valor e com altas expectativas a longo prazo, e para alcançá-lo da melhor forma, o primeiro passo é escolher a empresa de instalação fotovoltaica.
O mercado de energia solar está em crescimento devido à procura das pessoas e de empresas por essa solução que une a economia de energia substancial e a sustentabilidade. É hora de aproveitar tanta concorrência!
Alguns critérios devem ser usados para avaliar as empresas de energia solar em São Paulo, entre eles:
- Portfólio de projetos entregues;
- Recomendações;
- Relacionamento da empresa com o cliente;
- Atendimento e suporte;
- Condições de pagamento.
Em nosso artigo Como escolher a melhor empresa de instalação de sistema fotovoltaico residencial você encontra várias dicas para aproveitar essa etapa e começar a forma uma parceria qualificada!
PASSO 2: SIMULAÇÃO DO PROJETO FOTOVOLTAICO
A simulação fotovoltaica é uma análise preliminar composta de dados fornecidos pelo cliente e de cálculos que visam fornecer as primeiras impressões e seguir para a viabilidade técnica com mais segurança.
Dentre as informações coletadas e analisadas, estão:
- Área mínima para montagem do sistema de energia solar;
- Demanda de energia da residência;
- Histórico de consumo;
- Quantos painéis fotovoltaicos são necessários;
- Potência do sistema fotovoltaico para alcançar os resultados esperados;
- Especificações técnicas dos painéis;
- Valores de equipamentos e instalação;
- Previsão de créditos com energia excedente;
- Retorno do investimento inicial.
Os resultados da simulação de solução de energia solar são estimados e serão validados na próxima etapa do processo.
PASSO 3: ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA
Nessa etapa, um técnico da empresa de energia solar visitará o local da instalação para coletar dados adicionais para definir a viabilidade de uso da solução fotovoltaica.
- Dimensões do imóvel e provável local de instalação das placas solares;
- Demanda de energia e dados da rede de distribuição local, entre outros.
Por fim, são definidos e confirmados os aspectos técnicos do projeto:
- Número de placas fotovoltaicas e suas especificações;
- Especificações dos demais componentes;
- Inclinação e orientação das placas solares;
- Sombreamento;
- Características da rede da concessionária;
- Condições estruturais para as montagens;
- Condições das instalações elétricas.
Uma decisão importante é a necessidade de fazer obras ou mudanças estruturais no imóvel. Nesse caso, o cliente deve providenciá-las antes do início da montagem do sistema fotovoltaico.
É criada a proposta de sistema de energia solar que deve ser aprovada para dar andamento.
PASSO 4: HOMOLOGAÇÃO DE ACESSO À REDE DE DISTRIBUIÇÃO
Será pedida à concessionária de energia a autorização para conectar o sistema fotovoltaico à rede de distribuição local. A aprovação significa que, futuramente, quando o sistema estiver funcionando, o excedente de energia poderá ser transferido e gerar créditos nas faturas.
É uma etapa que requer atenção, pois é preciso entregar os documentos exigidos pela companhia e a empresa de energia solar é a responsável por entregá-los e acompanhar o processo.
Com o pedido de acesso homologado, o projeto estará legalmente aprovado.
PASSO 5: INSTALAÇÃO DO SISTEMA FOTOVOLTAICO RESIDENCIAL
Essa é a fase efetiva de trabalhos para criar o sistema de energia solar na residência, da compra dos equipamentos até a montagem do inversor fotovoltaico, do medidor bidirecional, da estrutura onde as placas solares serão fixadas e as proteções elétricas apropriadas.
O custo total da solução de energia fotovoltaica e o prazo de entrega dos serviços pode variar de dois a cinco dias, conforme as especificações do projeto.
Qualquer residência pode usar um sistema de energia fotovoltaica? Veja a resposta no nosso artigo Minha casa pode ter um sistema de energia solar?
PASSO 6: VISTORIA DA INSTALAÇÃO FOTOVOLTAICA RESIDENCIAL
Após a conclusão da instalação, a empresa de energia fotovoltaica solicitará à companhia elétrica a vistoria e aprovação dos serviços. Esta, por sua vez, tem sete dias para fazer a vistoria e mais cinco dias para emitir o laudo final.
Uma vez aprovado, o sistema passa a gerar energia solar e transferir o excedente de eletricidade à concessionária que, em contrapartida, gera os créditos a serem usados nas faturas de energia da residência.
PASSO 7: MANUTENÇÃO DO SISTEMA DE ENERGIA SOLAR
Um sistema fotovoltaico é composto de equipamentos de alta qualidade, durabilidade e resistência.
Os painéis solares, os únicos componentes que são usados externamente e mesmo quando operam sob condições extremas de clima – tempestades fortes, granizo – podem durar de 25 a 30 anos!
Com uma instalação feita por uma equipe especializada e qualificada, o sistema de energia solar tem uma baixíssima manutenção corretiva e a programação preventiva se resumirá à limpeza periódica e inspeções nas estruturas e painéis fotovoltaicos.
É fundamental contar com uma prestadora de serviços fotovoltaicos com reputação e solidez, para que as intervenções preventivas e corretivas sejam garantidas durante o longo período de uso do sistema de energia solar.
COMPARTILHE ECONOMIA DE ENERGIA EM SEU CONDOMÍNIO!
A energia fotovoltaica pode ser extremamente positiva em um condomínio residencial, onde existe a despesa alta de energia nas áreas comuns, principalmente as internas e que possuem equipamentos, como academias, salões de festas e áreas de recreação.
É possível instalar um sistema de placa solar no terraço de um dos edifícios ou em uma área térrea e distribuir a energia solar por todas as unidades habitacionais e áreas comuns e os moradores terão dois benefícios: pagar menos energia individual e nas cotas condominiais!