Energia Solar Como Funciona? Entenda em 5 minutos



Energia Solar Como Funciona? Entenda em 5 minutos

Quer entender de forma rápida e direta como funciona a energia solar? Em 5 minutos o Portal Solar explica! Confira aqui.

Você já se perguntou como funciona a energia solar? O funcionamento da energia solar acontece da seguinte maneira: os módulos fotovoltaicos captam a luz do sol e produzem a energia. Essa é transportado até o inversor solar que irá converter a energia gerada pelo sistema para as características da rede elétrica. A energia é gerada graças ao efeito fotovoltaico.
A luz do sol é captada durante o dia pelos painéis solares, conhecidos também como módulos fotovoltaicos, e transformada em energia. Para uma melhor eficiência na conversão da radiação solar em energia elétrica, é fundamental que a radiação solar incida diretamente nas células fotovoltaicas. Portanto, quanto maior a incidência de luz direta no painel solar, maior será a produção de energia. A explicação é que as células fotovoltaicas são completamente dependentes dos fótons, as partículas de luz que penetram em seu interior. Portanto, o segredo para um bom rendimento do gerador é posicionar as placas solares para que essas recebam os raios solares o dia todo, sem que haja áreas de sombra. Com isso, haverá uma liberação ininterrupta de corrente elétrica que será capturada pelos filamentos condutores dos painéis fotovoltaicos. Depois de enviada para o inversor interativo, a corrente contínua será transformada em alternada já que é esse tipo de corrente que é usada em residências e empresas. Lembrando que para ser usada na rede elétrica local, a energia solar passa pelo inversor solar, dispositivo que converte e fornece as características necessárias para seu uso. Em resumo, a energia produzida pelo módulo fotovoltaico é do tipo corrente contínua (CC) do inglês Direct Current, cuja principal característica é que quando percorrida em um circuito não muda seu sentido de circulação. Portanto, para ser usada é preciso convertê-la para corrente alternada (CA), ou seja, seu sentido de circulação é alterado dentro do circuito. A corrente alternada mais conhecida é a onda senoidal. Uma de suas variáveis mais relevantes é a frequência. Em nosso país, a mais usada para os circuitos de corrente alternada é de 60 Hz. O que isso significa? Que a cada 1 segundo a onda completa 60 ciclos, com períodos de 16,67 milissegundos, cada. A energia, após a conversão, pode ser utilizada para ligar qualquer aparelho, como televisores, máquinas de lavar, secar, secadores, resultando em um menor consumo da energia da rede elétrica. Quando você não usar toda a energia produzida, a sobra é revertida em créditos energéticos. Um ponto importante sobre os inversores é que eles asseguram a segurança do sistema fotovoltaico e produz informações sobre a produção de energia. Esses dados contribuem para monitorar a produtividade do gerador. Lembrando que a qualidade do equipamento impacta na onda senoidal, quanto melhor o dispositivo, mais próximo a onda senoidal ocorrerá a transformação.Quando a qualidade do inversor deixa a desejar, a energia elétrica é fornecida ao circuito em ondas quadradas. Isso reduz a eficiência do gerador fotovoltaico e acaba por poluir a rede de distribuição da concessionária na inserção da energia solar excedente produzida.
Funcionamento da Energia Solar Fotovoltaica Durante os Períodos do Dia

Pela manhã é iniciada a produção da energia solar. Mas, nessa fase do dia há menos luz do sol, portanto, a maior parte do consumo de energia elétrica é da rede. Na hora do almoço, ou seja, meio dia, é o momento em que o sol está forte. Assim, é o momento do dia em que há a maior produção de energia solar. Curiosamente, a energia produzida nos picos de radiação solar torna-se suficientes para o abastecimento da casa inteira, com excedente. Essa sobra é enviada para a rede elétrica e armazenada em forma de créditos energéticos, que podem ser usados em até cinco anos.
Como São Usados os Créditos Energéticos?

As condições gerais para o acesso de micro e mini geradores de energia elétrica de forma distribuída foram estabelecidas pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), por meio da resolução normativa Nº 482, de novembro de 2012. Essa regulamentação gerou o sistema de compensação de energia elétrica e os créditos energéticos, que se tornou o mais importante quesito para investimentos em projetos de energia solar residencial. O funcionamento se baseia na injeção da energia ativa na rede, em Watts, por uma unidade consumidora, que pode ser qualquer tipo de estabelecimento ligado à rede e consumidor de energia elétrica, com geração própria de energia. A energia é enviada para a distribuidora local que desconta o consumo da energia elétrica ativa, em Watts, na mesma unidade consumidora e geradora, ou ainda de outra unidade consumidora, desde que vinculada a quem gerou nas seguintes modalidades:

• Empreendimento com múltiplas unidades consumidoras

• Geração compartilhada

• Autoconsumo remoto
Há Produção de Energia Solar sem Sol?

O gerador solar fotovoltaico produz energia, mesmo nos dias nublados. A única diferença é que a geração será menor quando comparada aos dias de céu limpo.
A Energia Solar Funciona à Noite?A Energia Solar Funciona à Noite

Depois que o sol se põe, a geração da energia fotovoltaica cessa. Mas, quando o sistema solar fotovoltaico está ligado à rede de energia elétrica (On-Grid) é possível usar a energia produzida durante o dia. E isso também é útil para se livrar da compra de baterias para guardar a energia gerada, cujo valor é altíssimo.
Onde Comprar Um Kit de Energia Solar?

Os kits de energia solar são facilmente encontrados para vender em sites na Internet nos mais variados tamanhos e preços, você pode encontrar também pelo termo Kit Placa Solar. O Portal Solar, o 1° e maior website de energia solar do Brasil, possui também a maior data base de empresas qualificadas para instalar um kit de energia solar em sua residência ou empresa.

346,96 kWp
Potência Instalada

380.022,67 kWh
Energia Produzida

R$ 281.216,77
Economia para nossos clientes

© 2021 Implasolar Energia Solar. All Rights Reserved.