Casas com kit fotovoltaico já são uma realidade em todo o Brasil para famílias que querem reduzir ao máximo o gasto com energia elétrica, mas é no setor empresarial que o crescimento é mais visível. O kit fotovoltaico para empresas é, hoje, um insumo para mais produtividade!
O sistema fotovoltaico permite que as empresas se tornem praticamente independentes da energia da distribuidora, pois o consumo pode cair até o valor da assinatura obrigatória a todos os usuários.
Isso traz um diferencial importante para a rentabilidade, já que a energia tem um peso significativo na composição de custo das indústrias e nas atividades administrativas no comércio.
Para quem acha que instalar o kit solar na empresa é caro, a boa notícia: o sistema é personalizado para cada cliente, permitindo criar soluções customizadas para, com isso, produzir os melhores resultados.
Mas o que a sua empresa precisa saber para comprar um kit de energia solar?
O Blog Implasolar vai falar dos financiamentos de sistema fotovoltaico existentes e como usá-los para economizar no dia a dia!
O QUE É UM KIT DE ENERGIA SOLAR?
O kit de energia fotovoltaica (ou sistema de geração fotovoltaica, entre outros nomes) é o conjunto de peças que executam o trabalho de geração de energia elétrica a partir da radiação solar captada.
Ele traz inúmeros benefícios importantes para o negócio e para comunidade, que se revertem para a empresa na forma de uma imagem de empresa sustentável e socialmente responsável, valores que são fundamentais no relacionamento com os consumidores nos dias de hoje.
Dentre eles:
- Economia no gasto com energia elétrica;
- Maior independência energética em tempos de baixa oferta de energia;
- Proteção financeira contra seguidos aumentos de tarifa;
- Maior proteção dos equipamentos contra oscilações de energia;
- Contribuição para a preservação dos recursos naturais.
O QUE COMPÕE UM KIT DE ENERGIA SOLAR?
Ele é composto dos seguintes itens:
PLACAS SOLARES OU PAINÉIS FOTOVOLTAICOS
São os módulos montados em terraços, telhados e outros locais, que captam a radiação solar para convertê-la em energia elétrica contínua que é enviada para o inversor fotovoltaico.
Dimensionar os módulos fotovoltaicos é a base do estudo da viabilidade técnica, feito pela empresa instaladora, pois ele determinará a eficiência no aproveitamento dos raios solares na produção de energia.
Clique em nosso artigo e conheça os diferentes tipos de placas solares!
ESTRUTURA DE SUPORTE DOS PAINÉIS
É a estrutura metálica onde as placas solares são montadas e fixadas. Pode ser fixo ou ajustável, de acordo com a necessidade de aproveitar mais a incidência solar e de acesso aos painéis para fazer a inspeção e a limpeza anuais.
INVERSOR SOLAR
O inversor cumpre dois trabalhos que são a essência da economia de energia elétrica que o sistema fotovoltaico proporciona:
- Receber a energia contínua das placas solares, imprópria para ser usada nos equipamentos e na iluminação da empresa e converter em energia alternada;
- Transferir a energia excedente produzida para a rede da distribuidora local – com isso, a concessionária de energia calcula o valor dos créditos que a sua empresa poderá usar nas faturas.
BATERIAS ACUMULADORAS
As baterias são usadas no sistema fotovoltaico off-grid para armazenar a energia produzida e ser usada em momentos onde não haja produção fotovoltaica.
CONTROLADORES DE CARGA
Esse componente protege as baterias e gerencia o desempenho delas em uma série de aspectos que precisam ser avaliados para que elas tenham a mais longa vida útil e em alta performance – medição de tensão, proteção contra sobrecarga, gestão de descarga e outras.
STRING BOX
A string box conecta os cabos que vêm dos painéis fotovoltaicos com energia contínua ao inversor solar e protege o sistema contra sobrecorrente e sobretensão.
CABEAMENTO
Trata-se da malha de fios e cabos que interliga os componentes e permite o fluxo da energia para que o sistema cumpra suas finalidades. As especificações dos cabos são definidas de acordo com as distâncias entre os itens para prevenir perdas energéticas.
Clique em nosso artigo e conheça os diferentes tipos de placas solares!
QUAIS OS TIPOS DE KITS DE ENERGIA SOLAR
Os kits de energia fotovoltaica se diferenciam pelo grau de independência energética e os perfis de negócios onde podem ser mais ou menos eficientes.
KIT DE ENERGIA FOTOVOLTAICA ON-GRID
O sistema on-grid de energia solar é o mais conhecido do mercado e a principal característica dele é a conexão permanente com a rede distribuidora local, o que permite que a energia produzida com a radiação solar seja transferida para a concessionária e gere os créditos de energia nas faturas.
Além disso, ele usa a energia da rede local quando em paralelo a produção fotovoltaica.
Ele possui o menor custo de aquisição e é a opção mais indicada para empresas nas regiões onde há fornecimento regular de energia.
KIT DE ENERGIA FOTOVOLTAICA OFF-GRID
O sistema off-grid de energia solar, por sua vez, trabalha desconectado de rede de energia e por isso também é chamado de sistema isolado de energia solar. Para esse funcionamento, ele conta com baterias acumuladoras de energia.
É o modelo que possui uma independência de abastecimento de energia da rede completa, pois as baterias abastecem a empresa durante um período em que a energia fotovoltaica não é produzida.
Como esse sistema trabalha em modo isolado, não é possível gerar os créditos nas faturas e não há cobrança mínima de usuário da rede elétrica.
Conheça os benefícios da energia solar para a sua empresa!
COMO FUNCIONA A ENERGIA SOLAR EM UMA EMPRESA?
Para ter energia fotovoltaica na empresa, é preciso seguir um processo muito simples. Vamos ver o passo a passo para instalar energia solar no seu negócio de uma forma resumida.
- Contatar uma empresa de energia solar capacitada para essa atividade, como a Implasolar, para elaborar um projeto que abrangerá todos os aspectos técnicos que serão necessários para montar o kit fotovoltaico;
- A empresa instaladora encaminhará um pedido de homologação à concessionária local de energia para que o projeto seja aprovado. Esse processo pode levar de 30 a 60 dias;
- Aprovado o projeto, iniciam-se os trabalhos de entrega dos equipamentos e os serviços de cabeamento, instalação das estruturas, montagem das placas solares e demais componentes e inúmeros testes. Esse é um trabalho especializado que pode levar de 5 a 10 dias;
- Finalizada a instalação do kit de energia solar, a empresa de serviços fotovoltaicos solicita à companhia de energia a vistoria e aprovação final, que pode ocorrer em até 12 dias.
Após a aprovação final, seu sistema de energia solar empresarial estará pronto e autorizado a gerar a economia de energia para alavancar a rentabilidade do seu negócio!
Quer investir no sistema de energia solar para a empresa, mas não tem todo o capital necessário? As linhas de financiamento fotovoltaico permitem economizar de imediato e para muitos anos!
FAÇA A SIMULAÇÃO DE ENERGIA SOLAR COM A IMPLASOLAR!
Para avaliar o investimento em kit fotovoltaico com precisão, o ideal é começar pela simulação do projeto.
Nesse momento, você poderá compartilhar com um consultor da Implasolar os primeiros dados que ajudam a desenhar o sistema, entre eles:
- Consumo histórico da empresa;
- Demanda atual
- Projetos futuros (expansão de áreas, compra de equipamentos);
- Consumo sazonal e aumento planejado para produção e demanda.
É um ótimo momento para conhecer os modelos de painéis solares disponíveis e qual é o tipo de kit solar que permitirá economizar energia elétrica, lucrar mais e crescer sem sustos!