VERDADES E MITOS SOBRE ECONOMIA DE ENERGIA
1- “PASSAR AS ROUPAS AOS POUCOS É MAIS ECONÔMICO DO QUE ESPERAR QUE AS PEÇAS SE ACUMULEM”
2. “EQUIPAMENTOS EM STAND-BY CONSOMEM ENERGIA”
3. “AS LÂMPADAS QUENTES ILUMINAM MAIS”
4. “LÂMPADAS DE LED GERAM MAIS ECONOMIA DO QUE AS FLUORESCENTES”
5. “O CHUVEIRO É O ELETRODOMÉSTICO QUE MAIS CONSOME ELETRICIDADE”
6. “O CONSUMO CONSCIENTE DA ÁGUA DIMINUI OS GASTOS COM ELETRICIDADE”
7. “A POSIÇÃO DA INSTALAÇÃO DO AR-CONDICIONADO NÃO INFLUENCIA NA CONTA DE LUZ”
Mito. Para o menor consumo energético possível, o ideal é que os aparelhos de ar-condicionado sejam instalados na parte superior do cômodo. Isso porque esse equipamento funciona devido à transmissão de calor por convecção.
O ar quente, por ser menos denso, sobe, é resfriado pelo ar-condicionado e, depois de frio, desce. Assim, é importante que o aparelho fique em um lugar onde o sol não incida diretamente, para facilitar a convecção térmica.
8. “ACELERAR A SECAGEM DE ROUPAS COLOCANDO-AS ATRÁS DA GELADEIRA AUMENTA O CONSUMO ELÉTRICO”
Verdade. As grades da parte de trás do refrigerador precisam estar desobstruídas para a circulação do fluído que dissipa o calor de dentro do eletrodoméstico para o ambiente. Por isso, pendurar roupas úmidas na parte anterior da geladeira causa aumento do consumo de energia e a sobrecarga.
Enfim, agora você já conhece os principais mitos sobre economia de energia! Alguns desses são equivocadamente confundidos como medidas econômicas pelo senso comum. Então, fique atento a esses detalhes!
E, se você achou esse conteúdo interessante, aproveite para compartilhá-lo nas redes sociais, para que mais pessoas tenham acesso a essas informações!