Painel fotovoltaico para empresas: vale a pena fazer uma simulação?

painel fotovoltaico para empresas implasolar
Economia energia empresarial

A energia solar é uma realidade em muitas casas brasileiras e também ocupa orçamentos das empresas em busca de uma fonte de energia limpa, inesgotável e que permite depender menos da energia elétrica para economizar e se proteger dos sucessivos aumentos.

A crescente de preço da energia está diretamente ligada a muitos problemas estruturais pelos quais o país passa há décadas, impactando os investimentos nas fontes energéticas tradicionais, além dos impactos ambientais que geram estiagens cada vez mais severas.

A energia vinda do sol é uma excelente alternativa, mas muitas empresas ainda têm dúvidas quanto à aplicação dela em suas atividades, o quanto realmente se beneficiarão – e quais riscos correrão – ao instalar a energia fotovoltaica na empresa.

Como é possível definir os ganhos e os requerimentos do projeto de energia solar?

A resposta está na simulação fotovoltaica.

O Blog Implasolar vai falar de como uma simulação feita com qualidade por uma empresa de energia solar pode definir os planos da sua empresa para economizar energia com uma solução sustentável!

QUAIS OS PRINCIPAIS COMPONENTES DO SISTEMA FOTOVOLTAICO?

Para entender melhor as análises na simulação de energia solar, é importante conhecer os principais componentes do sistema fotovoltaico. Vamos falar deles.

PAINÉIS SOLARES

São as placas que compõem as estruturas fotovoltaicas colocadas em telhados, terraços e no solo, no caso dos sistemas chamados de fazendas solares. São as placas solares que captam a radiação solar e convertem em energia elétrica contínua, ainda não apropriada para o uso.

Os painéis são a peça central do sistema fotovoltaico, pois são eles que vão captar energia do sol e converter nas quantidades individuais definidas pelo fabricante e, juntas, vão gerar a quantidade total projetada a partir da simulação fotovoltaica.

INVERSOR DE ENERGIA SOLAR

O inversor fotovoltaico executa duas tarefas cruciais:

  • Transformar a energia elétrica em contínua – produzida pelas placas solares a partir da radiação solar – em energia alternada, compatível com a rede da distribuidora, com a iluminação e os aparelhos que serão abastecidos;
  • Transferir para a rede da concessionária a energia excedente – e que gera os créditos que a empresa usará nas faturas.

Quer saber mais sobre um projeto de energia solar para empresas?

MEDIDOR BIDIRECIONAL DE ENERGIA

Na ponta final do sistema está o medidor bidirecional, que substitui o medidor de energia comum que usamos há décadas, para fazer as duas medições essenciais ao sistema fotovoltaico:

  • O volume de energia que a empresa compra da distribuidora em períodos em que o sistema fotovoltaico não produz – à noite e períodos muito nublados e chuvosos – para que ela seja cobrada na fatura;
  • O volume de energia que o sistema de energia solar transfere para rede da concessionária e que vai gerar os créditos a serem usados nas faturas.

Como vemos, o medidor de energia solar é fundamental para registrar os ganhos e gastos do sistema!

É importante lembrar que, mesmo gastando energia da distribuidora, a quantidade dela é reduzida de tal forma que a fatura pode chegar próximo ao valor da tarifa de uso da rede!

Isso acontece porque a produção de energia solar convertida durante o dia pode ser maior do que o consumo da energia da rede.

QUAL TIPO DE PLACA SOLAR SUA EMPRESA DEVE COMPRAR?

Essa pergunta não é simples de responder e isso é positivo; os painéis fotovoltaicos são o centro do funcionamento do sistema de energia solar e podem ser de diferentes materiais e especificações, com pontos positivos em relação ao tipo de projeto que está sendo avaliado.

Economia energia empresarial

Durante a simulação, o consultor da empresa de energia solar em São Paulo fará uma série de análises para orientar sobre o modelo de placa solar mais recomendado para o projeto da sua empresa.

Vamos falar dos principais tipos de painel fotovoltaico.

O QUE É EFICIÊNCIA DO PAINEL SOLAR?

Esse dado técnico é de suma importância durante a simulação do projeto de energia solar e fala da capacidade (em percentual) que os painéis solares têm de converter a radiação solar em energia elétrica contínua – quanto mais watts por m² mais eficiente é o painel.

Fatores presentes no dia a dia de uso podem interferir na eficiência da placa solar – sombreamento, temperatura e outros.

Isso reforça a importância da consultoria especializada de uma empresa de sistemas fotovoltaicos para analisar todas as condições estruturais e ambientais e estimar resultados factíveis, além de permitir que todas as opções de painéis fotovoltaicos placas sejam consideradas.

 

Tipos Placa Solar para Empresas Implasolar

 

PAINEL SOLAR MONOCRISTALINO

São os painéis produzidos com cristal de silício com o maior índice de pureza, formato arredondado nos cantos e cores entre a azul escura com antirreflexo e a azul acinzentada sem antirreflexo.

  • É o painel fotovoltaico mais eficiente, entre 15 e 22%;
  • Ocupam menos espaço, pela eficiência maior;
  • Tem vida útil de 30 anos com garantia de 25 anos;
  • Possuem o melhor desempenho em dias com pouca luminosidade;
  • É o painel de maior custo.

PAINEL SOLAR POLICRISTALINO

É o painel produzido com silício multicristalino, formato quadrado nos cantos e cores entre a azul com antirreflexo e cinza prateado sem antirreflexo.

  • Tem vida útil de 30 anos com garantia de 25 anos;
  • Eficiência entre 14 e 20%;
  • Exige uma área maior para ser instalado;
  • Tem custo menor que o painel fotovoltaico monocristalino.

PAINEL SOLAR DE FILME FINO

O painel de células fotovoltaicas de película fina é reconhecido pela avançada tecnologia e alta sensibilidade das placas, com boa performance em locais com pouca incidência de radiação solar.

  • Exigem muito espaço para serem usados;
  • Tem vida útil entre 10 e 15 anos com garantias menores;
  • Eficiência entre 10 e 12%;
  • Exige uma área maior para ser instalado;
  • Tem custo menor que os painéis solares de silício.

Como vimos, escolher o painel solar envolve eficiência, vida útil, aplicação e custo. Como lidar com todos esses fatores e fazer a melhor escolha? A Implasolar entrega transparência nas análises e nos resultados!

POR QUE FAZER UMA SIMULAÇÃO ANTES DE TOMAR A DECISÃO?

Como podemos observar nesse e em outros artigos sobre energia solar empresarial da Implasolar, um projeto fotovoltaico é um investimento de alto valor agregado, com resultados que impressionam e geram expectativas na mesma proporção.

Além disso, criar uma instalação de energia solar produtiva e duradoura exige avaliar uma série de variáveis e esse é o papel de uma simulação fotovoltaica eficiente.

São inúmeros cálculos, com elementos coletados nas reuniões com o cliente, no reconhecimento de campo e reunidos com as especificações técnicas e indicadores de desempenho.

Na simulação, serão analisadas e definidas diversas questões, tais como:

  • Área mínima para montagem do sistema de energia solar;
  • Quantidade de painéis solares necessária;
  • Potência do sistema de energia solar para alcançar os resultados esperados;
  • Especificações técnicas e comparativo das opções;
  • Valores de equipamentos e instalação;
  • Potencial de geração de créditos com energia excedente;
  • Retorno do investimento inicial.

A partir dessas e outras premissas relacionadas a elas, é possível construir a solução empresarial de energia solar mais alinhada aos objetivos da empresa para economizar energia elétrica e usufruir de todos os demais benefícios de um sistema fotovoltaico!

Compartilhe:

Quer reduzir a conta de energia?

Implantação do sistema completo para geração de energia solar fotovoltaica. Processo simples, seguro e rápido com a Implasolar.

Implasolar

A Implasolar é uma empresa voltada para a evolução que a humanidade precisa trilhar para que o planeta Terra continue sendo um lugar incrível de viver!

Quer reduzir conta de energia?

Implantação do sistema completo para geração de energia solar fotovoltaica. Processo simples, seguro e rápido com a Implasolar.