A adoção de sistemas fotovoltaicos vem se tornando uma realidade nas residências brasileiras devido ao potencial de reduzir os gastos com energia que eles proporcionam. Mas será que a instalação de placas de energia solar nas empresas ajuda a alcançar o mesmo objetivo?
Já podemos adiantar que a resposta é sim!
Porém, essa dúvida é natural quando falamos de energia solar para empresas, pois a complexidade da análise é maior. Existe uma série de fatores que devem ser considerados, pois a expectativa é que a economia realmente alcance os resultados esperados.
Além disso, em um negócio, a decisão de comprar um kit de energia solar, na maioria das empresas, é colegiada, é um investimento que precisa ser assumido pelos vários níveis decisórios e, acima de tudo, precisa transmitir a confiança a quem faz a escolha.
Afinal de contas, a empresa planeja o seu crescimento com base nas projeções de rentabilidade e o gasto com energia elétrica é seguramente um dos custos mais impactantes, especialmente em um país com tantas incertezas no setor elétrico como o Brasil.
Vale a pena a sua empresa investir em energia fotovoltaica?
O Blog Implasolar vai falar sobre isso!
COMO FUNCIONA A INSTALAÇÃO DE PLACAS DE ENERGIA SOLAR EM EMPRESAS?
Quando falamos da forma de funcionamento, não existe diferença entre kit de energia empresarial e residencial. Basicamente, o sistema é composto de:
- Painéis fotovoltaicos que captam a radiação solar e a convertem em energia elétrica contínua;
- Um inversor fotovoltaico que recebe a energia contínua, a transforma em alternada (própria para o consumo), distribui para o imóvel e transfere o excedente de energia para a rede da concessionária local;
- Um medidor fotovoltaico que mede a energia transferida e para a qual a empresa receberá créditos financeiros.
O que normalmente diferente as duas formas de uso são:
- Quantidade de placas solares: maior nas empresas médias e grandes, pela necessidade de gerar mais energia fotovoltaica;
- Local de montagem dos painéis: nas residências, o lugar mais comum é o telhado ou o terraço, enquanto algumas empresas usam espaços do terreno quando o número ideal de placas fotovoltaicas é muito grande;
QUAIS OS BENEFÍCIOS DA ENERGIA SOLAR EMPRESARIAL?
REDUÇÃO SIGNIFICATIVA DE GASTO COM ENERGIA
A economia de energia vem através de dois mecanismos: a produção de energia e a transferência de energia para a distribuidora.
Na produção energética, como vimos antes, o sistema converte a radiação solar em energia elétrica própria para o consumo empresarial. Com isso, reduz-se ao máximo o uso da energia fornecida pela distribuidora.
Na transferência de energia, o excedente da produção é enviado para a rede da concessionária que, por sua vez, emite créditos financeiros que a empresa usará para abater os valores das contas de energia futuras.
Com isso, o sistema fotovoltaico permite a redução do valor das faturas. Uma economia valiosa para investir em projetos que agreguem valor ao negócio.
AUTONOMIA E PROTEÇÃO ENERGÉTICA
O setor energético brasileiro é marcado, há décadas, pela falta de investimentos nos setores público e privado, as estiagens cada vez mais severas e um consumo de energia crescente com a tecnologia mais presente no dia a dia.
Com isso, as empresas trabalham na incerteza sobre os impactos que a energia terá nos orçamentos.
A energia solar promove a autonomia energética da empresa e a proteção financeira e operacional dos riscos que envolvem a energia elétrica no Brasil para que ela possa planejar melhor os custos de fabricação e de operação.
PREVISIBILIDADE FINANCEIRA
Quem gere um negócio sabe: é difícil prever, a médio e longo prazo, os impactos das despesas com energia elétrica nos custos dos produtos, na lucratividade e no fluxo de caixa da empresa. Qualquer novidade no mercado de energia pode desequilibrar o planejamento financeiro!
Com a energia solar, o setor financeiro sabe com a maior exatidão possível quanto vai gastar, pois a empresa contará com a proteção que comentamos antes. Essa previsibilidade existe até mesmo no caso de comprar um kit de energia solar financiado, com parcelas fixas.
VALORIZAÇÃO DO NEGÓCIO
Não só as residências se beneficiam da valorização do imóvel com energia solar, ela também ocorre nas empresas, pois elas se tornam mais eficientes e mais lucrativas em vários aspectos, algo que é percebido pelo mercado em momentos de captação de recursos e investidores.
MAIS LUCRATIVIDADE E COMPETITIVIDADE
Essas são consequências da economia nos gastos com energia que a empresa experimentará quando instalar a energia solar. Além de reduzir o custo de produção, aumentando a margem de lucro, será possível reduzir os preços de venda quando for estrategicamente importante.
IMAGEM POSITIVA PARA A EMPRESA
A sustentabilidade é uma questão essencial para o planeta e um grande valor para os negócios; os consumidores querem produtos e serviços de quem se preocupa com a qualidade de vida delas.
A energia solar é um dos símbolos marcantes do modelo de crescimento sustentável. Usá-la é uma atitude benéfica para as contas e gera marketing positivo para a marca.
COMO A IMPLASOLAR VAI AJUDAR SUA EMPRESA NA DECISÃO PELA ENERGIA SOLAR!
Instalar energia solar na empresa não é uma decisão fácil, como falamos anteriormente. Será preciso avaliar uma série de aspectos, entre eles:
- Potencial de economia com a energia solar: o quão econômico a solução fotovoltaica será com base nas oportunidades de investimento e nas características do sistema;
- Custos de implantação: comparar a disponibilidade orçamentária com os ganhos reais;
- Manutenção: cuidar do sistema fotovoltaico é muito simples, mesmo para empresas com grandes áreas de painéis solares;
- Instalação: quais as opções de local para montar as placas solares, grau de segurança e se há necessidade de obras de alvenaria.
Para essas e muitas outras questões, você pode contar com a expertise e a qualificação adquirida em anos de mercado da Implasolar.
Comece por uma simulação fotovoltaica, conheça as linhas de financiamento de energia solar e monte a melhor solução fotovoltaica para sua empresa lucrar mais e ser sustentável!