5 dicas para financiar energia solar e economizar na fatura!

Financiar Energia Solar

Instalar a energia solar em São Paulo é a escolha que um número cada vez maior de empresas e residências está adotando para reduzir gastos e serem energeticamente sustentáveis, e financiar energia solar é uma alternativa que facilita esse caminho.

Via de regra no Brasil os financiamentos costumam ter um custo financeiro elevado, em razão das altas taxas de juros e despesas. Porém, no mercado fotovoltaico, as instituições financeiras operam com condições muito atraentes.

O objetivo é promover e ampliar o uso da energia solar como forma de aliviar o peso do alto custo energético tradicional nas finanças familiares e empresariais e ajudar a reduzir os graves impactos da geração e distribuição elétrica no meio ambiente e na vida das populações.

As opções de linhas de créditos são muitas, mas você sabe como fazer a melhor escolha para as suas expectativas de economia e de desembolso financeiro?

O Blog Implasolar, sua empresa de energia solar em São Paulo, vai mostrar 5 dicas para financiar a energia fotovoltaica e economizar nas faturas!

QUAIS AS VANTAGENS DO FINANCIAMENTO DA ENERGIA SOLAR

Financiar o kit fotovoltaico para a residência ou para a empresa permite usufruir dos benefícios da energia solar sem que isso represente um alto custo financeiro. Veja alguns dos motivos.

REDUÇÃO SUBSTANCIAL DO GASTO COM ENERGIA

Você poderá produzir energia elétrica com kit solar e reduzir em até 90% o valor gasto com a conta de energia vinda da distribuidora, o que representa uma economia importante para o orçamento das famílias e para a lucratividade das empresas.

GANHOS IMEDIATOS COM INVESTIMENTO A LONGO PRAZO

Nem sempre dispomos do valor do kit de energia solar na conta corrente e isso costuma desanimar quem quer investir em sustentabilidade com economia. A linha de crédito solar permite economizar energia já e distribuir o investimento ao longo de anos.

ECONOMIA DURANTE E APÓS O FINANCIAMENTO

Se por um período a redução do gasto com energia é impactada pelas parcelas do financiamento, é importante salientar que o orçamento estará protegido dos aumentos de preços da energia e a disponibilidade energética não sofrerá com blecautes e racionamentos.

Além disso, como o sistema de energia solar dura entre 25 e 30 anos com plena carga de geração, após a quitação do financiamento – que pode chegar a 6 anos – o kit fotovoltaico estará livre de custo financeiro para gerar energia por, no mínimo, mais 20 anos.

DICAS PARA ESCOLHER O MELHOR FINANCIAMENTO DE ENERGIA SOLAR

1 – BUSQUE UMA INSTALADORA FOTOVOLTAICA DE CONFIANÇA 

A parceria de uma empresa de sistemas fotovoltaicos é o primeiro passo para financiar a energia solar do seu imóvel, pois ela fará todas as análises e dará as informações necessárias para construir a melhor solução solar em termos de desempenho e de financiamento.

Faça uma pesquisa cuidadosa sobre fornecedores de sistemas fotovoltaicos em São Paulo. Em nosso artigo sobre como escolher a melhor empresa de painéis solares, você encontra dicas que vão ajudar na busca do parceiro que vai potencializar os benefícios do sistema de energia solar.

2 – FAÇA UM ESTUDO DE VIABILIDADE FINANCEIRA

Sistemas fotovoltaicos são individualizados, pois devem considerar as condições ambientais e físicas que a empresa de placa solar em São Paulo vai encontrar, além e principalmente do potencial de economizar energia elétrica e a expectativa de retorno do investimento no kit solar.

Portanto, o valor final deve refletir a sua real necessidade e também será uma variável importante para definir a solução financeira mais eficiente – valor de entrada, número de parcelas e outros itens.

Nesse ponto, é obrigatório contar com a parceria de uma instaladora de placas solares credenciada, como a Implasolar.

Entre as diversas análises e no que concerne ao financiamento fotovoltaico, ela avaliará a relação do custo mensal do financiamento com a economia energética.

3 – PESQUISE OPÇÕES DE FINANCIAMENTO SOLAR

Existem diversos bancos comerciais, instituições financeiras e cooperativas que oferecem linhas de crédito específicas para montagens de soluções fotovoltaicas dos diversos portes e finalidades – seja em empresas ou residências.

É importante pesquisar as condições de prazo, taxas de juros e a carência – período sem cobrança das parcelas para que a montagem, os testes e primeiros meses da operação fotovoltaica ocorram sem preocupar-se com os pagamentos.

A Implasolar opera com parcerias de crédito solar que oferecem condições atraentes, em prazos que podem chegar a 72 meses.

Dicas para Financiar Energia Solar Implasolar

4 – COLETE A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

O financiamento de painel fotovoltaico não difere das linhas de crédito tradicionais nas linhas gerais e isso inclui a documentação exigida.

  • Para pessoas físicas: documentos gerais de identificação, comprovantes de residência e de renda e imposto de renda;
  • Para pessoas jurídicas: contrato social, balanço e imposto de renda dos sócios.

Outros documentos podem ser solicitados de acordo com cada instituição financeira.

5 – TENHA ATENÇÃO COM OS ASPECTOS DO CRÉDITO FOTOVOLTAICO 

PERCENTUAL DISPONÍVEL PARA FINANCIAR

Os percentuais de entrada e de saldo a financiar variam entre as empresas de crédito, é possível até mesmo financiar 100% do projeto fotovoltaico. Esse fator pode pesar bastante na composição do custo financeiro.

PRAZO DE PAGAMENTO

Esse é outro fator de financiamento solar que varia muito entre os ofertantes de crédito e que pode chegar a seis anos. O prazo, o valor da parcela e a relação dela com a economia mensal de energia formam o tripé básico de análise de retorno de investimento.

Energia solar valores: preços e custos para a instalação fotovoltaico em empresas!

PROGRAMAS DE INCENTIVO E SUBSÍDIOS

Alguns governos estaduais, municipais e até o governo federal oferecem benefícios para incentivar o investimento em energia solar e reduzir o peso da energia elétrica no consumo da sociedade.

Portanto, vale a pena verificar se existem programas disponíveis na sua região e como você pode se beneficiar deles, lembrando que, se disponíveis, eles podem ser aplicados independentemente das condições de financiamento de kit solar escolhidas.

E qual deve ser o ponto de partida para escolher o melhor financiamento solar?

QUER INSTALAR ENERGIA SOLAR? SIMULE COM A IMPLASOLAR!

A simulação de energia solar é o primeiro passo para a construção de um projeto fotovoltaico bem-sucedido, pois é a etapa onde são feitas algumas análises preliminares e o cliente tem oportunidade de começar a conhecer os benefícios da energia solar para o seu negócio ou residência.

Veja alguns dados coletados na simulação solar.

  • Histórico de consumo do imóvel (últimos 12 meses);
  • Características da rede elétrica local;
  • Distribuição do consumo (ambientes internos e externos do imóvel);
  • Perfil de equipamentos (quantidade, consumo médio, distribuição física);
  • Qual a expectativa de reduzir o gasto de energia elétrica;
  • Planos futuros que podem alterar a demanda energética;
  • Quantidade e modelo de painel solar compatível;
  • Tempo de retorno e investimento.

Essas informações serão usadas no estudo de viabilidade técnica, onde também são levantados os dados sobre as características climáticas da região, obstáculos físicos à produção fotovoltaica (como por exemplo, o sombreamento) e condições estruturais dos possíveis locais de instalação.

Compartilhe:

Quer reduzir a conta de energia?

Implantação do sistema completo para geração de energia solar fotovoltaica. Processo simples, seguro e rápido com a Implasolar.

Implasolar

A Implasolar é uma empresa voltada para a evolução que a humanidade precisa trilhar para que o planeta Terra continue sendo um lugar incrível de viver!

Quer reduzir conta de energia?

Implantação do sistema completo para geração de energia solar fotovoltaica. Processo simples, seguro e rápido com a Implasolar.