Certamente, você já leu sobre os benefícios da energia solar para o orçamento das famílias, a razão dessa fonte energética estar se tornando cada vez mais popular no Brasil. Para termos uma ideia, 44% das conexões existentes no país são de energia fotovoltaica residencial.
O mercado de energia fotovoltaica cresce continuamente em oferta de equipamentos e empresas especializadas em energia solar, profissionalizando cada vez mais o setor.
Outro aspecto importante é a possibilidade de financiar o kit solar.
Os maiores bancos brasileiros já disponibilizam linhas de crédito solar com prazos longos, taxa de juros atraentes e carência para equilibrar o orçamento familiar com a economia que será gerada.
Com isso, o cenário é perfeito para investir em energia solar residencial.
Mas como decidir de forma segura e garantir as vantagens possíveis? Quais as questões que você deve discutir com o fornecedor de projetos fotovoltaicos antes de tomar essa importante decisão?
O Blog Implasolar vai falar sobre alguns aspectos que vão ajudar você a instalar energia solar na sua casa!
PROJETO DE ENERGIA SOLAR: META DE GERAÇÃO DE ENERGIA
Se você se interessou por colocar energia solar na sua residência, a economia na conta de luz é, com certeza, o primeiro critério, pois a energia solar permite reduzir substancialmente o valor mensal da fatura de energia.
A meta de geração fotovoltaica é o número a ser atingido com o sistema e que vai impactar várias decisões e resultados, tais como:
- As especificações técnicas do sistema fotovoltaico;
- As condições ambientais necessárias (localização, obstáculos);
- A potencial economia de energia elétrica que será alcançada;
- O prazo de retorno do investimento;
- O fluxo financeiro entre desembolsos de pagamento financiado do kit fotovoltaico e a efetiva redução de gasto com energia.
A parceria de uma empresa fotovoltaica experiente e reconhecida, como a Implasolar, é essencial para esse trabalho ser bem-sucedido e gerar todos os benefícios para a residência.
PROJETO DE ENERGIA SOLAR: ESPAÇO ADEQUADO
Nas instalações fotovoltaicas residenciais, os lugares mais comuns para instalação dos módulos fotovoltaicos ou painéis solares são o telhado ou um terraço e isso tem explicações simples:
- São as áreas onde a captação da radiação solar é maior e com menos obstáculos;
- São os espaços disponíveis para a maioria das casas.
Porém, é possível optar por outros lugares. Caso a propriedade seja grande, com vários ambientes e o projeto recomende muitos painéis fotovoltaicos, uma opção é usar um espaço térreo para eles.
Mesmo quando o telhado é o melhor local para montar as placas solares, a empresa de energia solar deve inspecionar a área para atestar que a estrutura suportará o peso e recomendará mudanças ou obras de alvenaria, se necessárias.
Portanto, analisar o espaço terá um peso importante no projeto de painéis solares.
PROJETO DE ENERGIA SOLAR: EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS
O sistema de energia solar é composto de vários equipamentos, todos com funções essenciais para transformar radiação solar em economia significativa de energia. Os principais componentes são:
- Placas solares ou placas fotovoltaicas;
- Inversor solar;
- Medidor bidirecional fotovoltaico;
Dentre todos, sem dúvida os painéis solares são os mais importantes, pois são responsáveis pelo começo do processo – captar os raios solares e iniciar o processo de transformação em energia.
Um projeto fotovoltaico bem desenhado vai definir a quantidade de placas solares que o imóvel vai precisar para alcançar a meta de produção fotovoltaica planejada. Conhecer os diferentes modelos de placas solares também é um aspecto importante.
PROJETO DE ENERGIA SOLAR: ESCOLHA DA MELHOR EMPRESA
Um dos movimentos mais positivos do mercado de energia solar nos últimos anos é a expansão da quantidade de empresas que vendem e instalam kits de energia solar – as empresas fotovoltaicas, como também são conhecidas.
Como em todos os setores da economia, esse movimento é saudável, pois amplia o leque de opções para os consumidores e estimula que as empresas busquem o crescimento e a melhoria para manter a competitividade.
Portanto, um aspecto que deve ser considerado para o projeto fotovoltaico é a escolha da melhor empresa de energia solar e antes disso, pesquisar o mercado para conhecer as boas alternativas.
E como isso pode ser feito? Veja algumas dicas.
PESQUISE A REPUTAÇÃO DAS EMPRESAS
As avaliações e recomendações continuam sendo ótimos medidores da qualidade de prestadores de serviços e isso também acontece no mercado fotovoltaico. Você pode seguir algumas ações simples.
- Busque recomendações de vizinhos, parentes e amigos que tenham feito um projeto de energia solar;
- Procure por depoimentos de clientes no website da empresa;
- Avalie os comentários de clientes nas redes sociais e o relacionamento que a instaladora de energia solar mantém com eles.
ATENÇÃO COM A PERSONALIZAÇÃO
Apesar de parecer um clichê, nunca é demais lembrar que não existem dois projetos de energia solar iguais. Esse pensamento será importante para a relação com cada empresa de kits fotovoltaicos da sua pesquisa.
Uma empresa de painéis solares experiente entenderá as necessidades e expectativas de um projeto como únicas e personalizar com base nas oportunidades e limitações. Assim, você contará com uma solução fotovoltaica ideal para sua residência.
CONHEÇA OS TRABALHOS ANTERIORES
Projetos de energia solar possuem uma riqueza de detalhes que ajudam a entender a complexidade e o resultado estético final de acordo com a configuração do espaço.
Visite algumas instalações pessoalmente (quando for possível) e a página dos projetos fotovoltaicos realizados no site da empresa. E lembre-se da dica anterior: os projetos executados atestam a capacidade técnica da empresa, mas a sua solução fotovoltaica é única.
PROJETO DE ENERGIA SOLAR: OPÇÕES DE PAGAMENTO
Um kit de energia solar é um investimento de alto valor agregado e deve ser bem planejado, mesmo com as muitas vantagens que traz para o orçamento familiar.
Uma ótima notícia quando o assunto é como pagar o sistema fotovoltaico são as linhas de crédito de energia solar oferecidas pelos maiores bancos brasileiros e diversas cooperativas.
A carência do financiamento fotovoltaico ajuda a instalar as placas solares e passar pelo período de adaptações e ajustes sem que você desembolse prestações.
Outro aspecto positivo é equalizar a duração do financiamento com o prazo de retorno do sistema fotovoltaico – entre cinco e seis anos. Assim que o financiamento terminar, o kit solar continuará gerando energia e economia por mais vinte anos!
COMECE A ECONOMIZAR ENERGIA COM A PARCERIA DA IMPLASOLAR
Com tantas variantes ao longo do processo de compra do kit solar, como lidar com todas e decidir com segurança? A parceria de uma empresa fotovoltaica como a Implasolar é fundamental.
Nossa equipe é qualificada e tem experiência nas diversas soluções de energia solar e vai entender as principais características do ambiente, a expectativa de economia e projetar o sistema de energia solar que trará os maiores ganhos!