O uso de energia solar em São Paulo vem crescendo nos últimos anos e a crise de energia elétrica – que parece longe de uma solução, contribui diretamente para esse cenário. O mercado de placa solar em São Paulo como opção para proteger os orçamentos familiares da crise.
A crise de energia elétrica em São Paulo – e no Brasil – afeta o bolso, a qualidade de vida das famílias e os resultados das empresas. O fim da crise energética depende principalmente de investimentos públicos e privados.
Porém, além de altos, eles enfrentam uma resistência importante: a preocupação socioambiental. Não se trata apenas de precisar de mais energia, mas também a que preço social vamos gerar mais energia.
Afinal, as fontes energéticas tradicionais são finitas, poluentes ou ecologicamente devastadoras – e algumas são tudo isso junto!
As fontes renováveis são o caminho para resolver a crise de energia e preservar o meio ambiente.
O Blog Implasolar, sua empresa de energia solar em São Paulo, mostra o cenário da crise energética em São Paulo e como é possível enfrentá-la!
QUAL O CENÁRIO DA ENERGIA ELÉTRICA EM SÃO PAULO
Segundo dados da ABRACEEL, associação que reúne os comercializadores de energia elétrica, a tarifa residencial de energia subiu mais de 70% de 2015 a 2022, enquanto a inflação do mesmo período foi de 58%.
Em 2023, a ANEEL (agência reguladora do setor elétrico) já autorizou aumentos que variam de 4% a 10% conforme a concessionária, já que os contratos fazem aniversário em datas diferentes e estão em regiões de variados tamanhos e contextos.
- A CPFL Paulista, que atende cerca de 10 milhões de pessoas, teve um aumento aprovado de 4,89%;
- A CPFL Santa Cruz terá um aumento de 9%.
Não há um plano de desenvolvimento energético a longo prazo, o que demonstra que o cenário de alta vai se manter por um bom tempo.
Mesmo com a melhora dos níveis dos reservatórios ao longo de 2022, ainda é um aumento discreto para equilibrar a oferta e a demanda e fazer os preços de energia caírem.
Todo esse cenário gera incertezas quanto ao futuro, desde a expansão dos imóveis até a elevação do consumo com o home office e a montagem de negócios residenciais.
O grande desafio é conciliar desenvolvimento econômico com preservação ambiental. Por isso, o uso das energias sustentáveis cresce em todo o mundo!
E QUAL O CENÁRIO DA ENERGIA SOLAR EM SÃO PAULO?
Atualmente, São Paulo é o estado com a maior capacidade instalada de geração solar distribuída, com quase 280 mil sistemas operacionais e mais de 320 mil consumidores, dos quais 240 mil são de uso residencial de kits fotovoltaicos.
Além do sucesso como forma de gerar energia a baixo custo, o mercado de placa solar para residências em São Paulo passou a contar com a isenção de ICMS nas compras de minigeradores, de microgeradores e de centrais de geração fotovoltaica.
Isso faz com que o mercado fornecedor de placas solares cresça e ajude a reduzir os preços ao longo do tempo; os preços de instalações fotovoltaicas no começo de 2023 estavam, em média, 21% mais baixos que em janeiro de 2022.
Ainda existe muito espaço para o crescimento, principalmente pelos benefícios da energia solar na vida das famílias!
Sua casa pode ter um sistema fotovoltaico residencial?
COMO A ENERGIA SOLAR SE TORNA A SUA ALIADA
É UMA ENERGIA TOTALMENTE LIMPA
A energia obtida com a radiação solar tem todas as características positivas que esperamos:
- Energia limpa, não exige degradação ambiental para ser obtida;
- Energia renovável, afinal o sol incide diariamente na superfície terrestre;
- Energia silenciosa;
- Não polui o meio ambiente durante o processo de geração;
- Não gera impacto ambiental, os sistemas são instalados em telhados, terraços ou terrenos dos imóveis, sem interferir na natureza.
GERA UMA ECONOMIA SUBSTANCIAL DE ENERGIA
Com a energia solar, é possível reduzir em até 90% o gasto de energia da rede concessionária. Isso se deve a duas situações:
- A substituição da energia da distribuidora pela energia fotovoltaica;
- O uso dos créditos financeiros gerados pelo excedente de energia transferido para a rede – para abater no consumo externo quando o kit solar não produz energia.
Você sabe como funciona um sistema de energia solar residencial?
PROTEÇÃO FINANCEIRA
Quem não tem medo de abrir uma fatura de energia e se deparar com bandeira tarifária, aumento de preço e uma nova taxa do setor? Com a energia solar, a residência fica protegida de todos os sustos e a família pode planejar melhor seus gastos com energia.
EXCELENTE RETORNO DE INVESTIMENTO
Instalar um kit fotovoltaico em casa requer um investimento. Muitas pessoas olham apenas para o gasto inicial – ou para a prestação mensal – e esquecem de um detalhe importante: o tempo de uso do sistema.
A vida útil do sistema de energia solar é de 25 a 30 anos com plena carga de geração e o retorno do investimento feito – quando a economia mensal paga a compra do sistema – gira entre 5 e 6 anos.
Ou seja, você vai produzir energia em casa por mais 25 anos sem nenhum custo adicional.
Para que essa conta feche corretamente, é fundamental que o projeto fotovoltaico residencial seja feito por uma empresa instaladora reconhecida e experiente.
Ela fará todas as análises para que o cliente obtenha economia imediata mesmo que tenha de pagar um financiamento ou desinvestir sua reserva financeira para economizar energia!
Conheça algumas vantagens dos financiamentos de energia solar!
COMO ENCONTRAR A MELHOR EMPRESA DE ENERGIA SOLAR EM SÃO PAULO?
Uma empresa de painel fotovoltaico (como também são conhecidas as placas solares) é o ponto de partida do seu projeto de energia solar em casa.
É ela que faz as primeiras análises com o perfil de consumo da família, o universo de equipamentos e as características da rede local, além de estudar a melhor relação entre custo e benefício – quanto é possível economizar em energia com determinado nível de investimento.
Por isso, é fundamental pesquisar os fornecedores de placas solares da região e usar alguns critérios para a sua escolha.
Veja nesse artigo como escolher a melhor empresa de energia solar!
SIMULE A ENERGIA SOLAR DA SUA RESIDÊNCIA COM A IMPLASOLAR!
Instalar energia solar na residência deve ser um projeto complexo tecnicamente apenas para quem faz a montagem do kit fotovoltaico.
Para você sentir-se seguro e sem preocupações com os trabalhos, é preciso contar com a simulação de energia solar feita com uma empresa de energia fotovoltaica qualificada.
Na simulação fotovoltaica, são feitas as primeiras análises.
- Histórico de consumo residencial (últimos 12 meses);
- Características da rede elétrica local;
- Distribuição do consumo (número de cômodos, imóveis anexos);
- Perfil de equipamentos (domésticos, de uso em negócios);
- Planos familiares que mudem o perfil de consumo;
- Expectativas de redução do gasto de energia elétrica;
- Estimativa da quantidade e do modelo de painel solar compatível;
- Tempo de retorno e investimento.
Essas informações serão validadas no estudo de viabilidade técnica, quando o consultor fotovoltaico analisa as características ambientais – espaço disponível para a instalação das placas, acessibilidade e outras.