Apesar de o mercado de energia solar residencial em São Paulo estar em franco crescimento, investir em energia renovável produzida com radiação solar ainda traz muitas dúvidas, entre elas se a energia solar funciona à noite.
Os raios solares são a matéria-prima do sistema fotovoltaico e, partindo dessa informação, podemos imaginar alguns fatos importantes.
O primeiro: As placas solares só funcionam de dia.
Outra ideia é que o painel solar só produz energia solar com o céu sem nuvens.
Ou que as chuvas intensas impedem as placas fotovoltaicas de captar e gerar energia.
Essas dúvidas são naturais, principalmente para quem não conhece o funcionamento e o potencial de um kit de energia solar para abastecer uma residência e gerar muita economia na conta de luz.
Instalar a energia solar em casa é um investimento financeiro importante, feito para décadas de uso e possui outros benefícios, uma decisão que merece sua atenção é a parceria de uma empresa fotovoltaica experiente no assunto.
O Blog Implasolar, sua empresa de energia solar em São Paulo, vai falar sobre as dúvidas comuns sobre o funcionamento da energia solar!
COMO OCORRE A PRODUÇÃO DE ENERGIA SOLAR
O processo de geração de energia com radiação solar é feito através do sistema fotovoltaico, um conjunto de equipamentos que tem por objetivo:
- Captar os raios solares;
- Convertê-los em energia elétrica continua (imprópria para uso convencional);
- Converter essa energia em corrente alternada (que será usada).
Basicamente, o kit fotovoltaico é composto de:
- Placas solares: os famosos painéis nos telhados, compostos por células fotovoltaicas que captam a radiação solar e geram a energia contínua;
- Inversor solar: converte a corrente contínua para energia elétrica alternada;
- Medidor bidirecional: faz a leitura do volume de energia vindo rede externa que é usado pela residência e o volume gerado pelo sistema que é transferido para a concessionária.
A eficiência de captação e geração dos painéis solares será determinada pelo estudo das condições físicas e ambientais do local onde eles serão instalados.
OS PAINÉIS SOLARES FUNCIONAM CONTINUAMENTE?
Sim, eles são projetados para gerar energia fotovoltaica permanentemente, mas dependerão de ter radiação solar para isso.
Tecnicamente, o kit de energia solar só vai parar de funcionar quando:
- Durante uma manutenção preventiva – que deve acontecer semestralmente para limpeza dos painéis solares e anualmente para a inspeção do sistema;
- Quando há falha técnica, o que é raro, dada a alta tecnologia e a durabilidade do sistema;
- Quando há um acidente – importante ressaltar que as placas solares são resistentes a condições climáticas severas, como geada e granizo.
Portanto, a produtividade das placas solares está garantida por todo o tempo que estiver ativo.
Você sabe se a sua casa pode ter um sistema para gerar energia solar? Confira aqui!
A GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR FUNCIONA COM CÉU NUBLADO?
Sim!
Em dias de céu limpo, a incidência de radiação solar será plena e, com isso, as placas fotovoltaicas trabalharão na sua carga máxima de captação e conversão de energia que foi definida no projeto.
Por outro lado, em dias com nebulosidade, ela impactará na quantidade de radiação que chega no painel fotovoltaico e, consequentemente, afetará o volume de energia que ele poderá produzir.
Quanto mais nublado for o dia, menor será a radiação solar que passará pelas nuvens e alcançará os painéis solares.
Porém, a produção sempre existirá, apenas irá variar de acordo com a nebulosidade.
É importante ressaltar que essa capacidade é definida no projeto residencial de placa solar em São Paulo, feito por uma empresa fotovoltaica qualificada, através de diversos estudos que consideram todas as características ambientais da região.
A GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR FUNCIONA DURANTE A CHUVA?
Sim!
Porém a inconsistência da produção fotovoltaica também acontecerá, como ocorre com dias muito nublados. A diferença é que as chuvas, isoladamente, são um empecilho físico menor que as nuvens.
Em contrapartida e em ambos os casos, a posição do sol nos momentos de maior incidência durante um dia muito nublado ou chuvoso será determinante – por exemplo, se a nebulosidade estiver menor por volta do meio-dia.
Como podemos ver, haverá produção solar, mas ela dependerá das condições em cada momento do dia, já que o sistema fotovoltaico capta radiação e produz energia continuamente.
Energia solar residencial: tudo o que você precisa saber!
EXISTE GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR À NOITE?
Não.
Como podemos ver até aqui, o sistema de energia solar depende da presença de raios solares, ainda que sejam em menor incidência, como nos dias com alta nebulosidade ou chuvas fortes.
Em maior ou menor grau, a energia fotovoltaica será produzida nessas ocasiões, o que não é possível no período noturno. A operação fotovoltaica se reduz à medida que a tarde acaba, paralisa à noite e é retomada assim que o sol começa a nascer.
Afinal, se o sol está no céu, suas placas solares vão produzir energia!
É POSSÍVEL ARMAZENAR ENERGIA SOLAR?
Sim!
Porém, é necessário instalar um sistema fotovoltaico off-grid, que opera desconectado da rede da concessionária e, por esse motivo, possui baterias para armazenar energia solar que foi produzida durante o dia para usar à noite.
É um sistema que proporciona autonomia total da distribuidora, porém não permite usar o volume de energia para obter créditos solares.
Portanto, é fundamental avaliar as duas opções para decidir por aquela que tenha o melhor retorno financeiro.
VALE A PENA INVESTIR EM ENERGIA SOLAR?
Com certeza, sim!
Em primeiro lugar, é importante entender que um projeto bem dimensionado considerada uma série de variáveis para determinar o modelo de placa solar a ser usado e a quantidade de placas.
Os fatores que podem interferir na chegada da radiação no sistema são estudados, entre eles o nível de nebulosidade e de precipitação de chuvas. Dessa forma, o desempenho técnico do sistema será definido com base nesses riscos.
Além disso, devemos considerar as características naturais do Brasil, onde o número de dias com sol em diferentes níveis de incidência solar é um dos maiores do mundo, mesmo em estações frias e na maioria dos dias nublados e chuvosos.
Esse é um cenário que combina alta performance técnica, muita economia nas contas de luz e noites tranquilas para a família!
INVISTA EM ENERGIA SOLAR PARA A SUA CASA COM A IMPLASOLAR!
Instalar energia solar na residência é um projeto complexo tecnicamente, mas tem de ser simples para você. O ponto de partida para isso é a simulação de energia solar, onde as primeiras análises são feitas.
- Histórico de consumo residencial (últimos 12 meses);
- Características da rede elétrica local;
- Distribuição do consumo (imóveis anexos);
- Perfil de equipamentos (domésticos, de uso em negócios);
- Planos familiares que mudem o perfil de consumo;
- Expectativas de redução do gasto de energia elétrica;
- Estimativa da quantidade e do modelo de painel solar compatível;
- Tempo de retorno e investimento.
Essas informações serão validadas no estudo de viabilidade técnica, quando o consultor fotovoltaico analisa as características ambientais – espaço disponível para a instalação das placas, acessibilidade e outras.