A energia fotovoltaica residencial é uma realidade cada vez maior nas cidades e no campo, trazendo excelentes resultados. Porém o valor do investimento em placa solar não é pequeno. Por isso, o uso do financiamento de energia solar cresce a cada dia.
Atualmente podemos encontrar linhas de crédito para energia fotovoltaica nos principais bancos e cooperativas de crédito do país.
Financiar a energia solar é uma excelente alternativa para quem não tem o valor do investimento poupado – seria a melhor alternativa, mas não precisa ser a única.
Mas por que contratar um financiamento de seis, sete anos se o objetivo seria reduzir o orçamento familiar? Contratar um financiamento é melhor do que continuar pagando energia pública?
Essas questões são importantes e devem ser feitas, afinal é um compromisso de longo prazo e você deve estar seguro.
O Blog Implasolar vai falar dos financiamentos de sistema fotovoltaico existentes e como usá-los para economizar no dia a dia!
POR QUE FAZER O FINANCIAMENTO DE ENERGIA SOLAR RESIDENCIAL?
ECONOMIA DE ENERGIA RESIDENCIAL IMEDIATA
Pagar kit de energia solar financiado não precisa ser uma troca de gasto com a redução nas faturas. Dependendo do tipo de sistema de energia solar adequado e o potencial de economia, você já pode começar a ganhar imediatamente, enquanto paga a prestação.
Pode não ser a economia ideal agora. Empatar a redução com o custo financeiro também acontece em muitos casos, mas lembre-se: o financiamento acaba um dia!
LONGA VIDA ÚTIL DO SISTEMA FOTOVOLTAICO
Os módulos fotovoltaicos, ou placas fotovoltaicas, têm vida útil de 25 anos funcionando em plena carga e mais 5 anos com 80% da carga máxima. Por outro lado, os prazos mais longos de financiamento são de oito anos.
Ou seja, depois de quitar todas as parcelas, você ainda terá de 17 a 22 anos (ou mais, dependendo do prazo contratado) para se beneficiar da energia solar.
SUBSTITUI OS RISCOS NA POUPANÇA
No dia a dia cheio de imprevistos, poupar para comprar o kit de energia solar não é uma tarefa fácil, além da falta de foco com outros motivos para usar o dinheiro. O resultado: você continua pagando alto por energia e sem saber quando vai mudar isso.
Com o financiamento de energia solar, você começa a se beneficiar da redução de gastos e não tem de poupar sem uma segurança sobre quando vai poder investir na energia solar.
VANTAGEM FINANCEIRA NA EXPANSÃO DO CONSUMO
O nascimento de um filho, a vinda de um parente para morar e, principalmente, começar a trabalhar em home office são fatores que empurram o consumo de energia para cima.
Financiando o kit solar, o custo financeiro mensal não muda e você evita os impactos futuros da vida familiar nas faturas de energia.
Vale lembrar a importância da simulação de projeto solar, pois ele também considera os projetos pessoais que impactarão no consumo a curto, médio e longo prazo.
MELHORES OPÇÕES DE FINANCIAMENTO PARA ENERGIA SOLAR
BANCO DO BRASIL
O Banco do Brasil tem uma linha de financiamentos sustentáveis que oferece crédito para soluções de eficiência energética e hídrica visando promover a sustentabilidade nas residências brasileiras.
Uma das soluções é a compra de soluções de placas solares, que pode ser feito em até 60 parcelas, sendo a primeira com carência de até 180 dias para pagar. A operação é feita através do aplicativo do banco, disponível aos correntistas.
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
A Caixa possui o Caixa Energia Renovável, uma linha de crédito para energia solar para correntistas do banco que incide sobre os equipamentos e os serviços de instalação do kit fotovoltaico.
O prazo do financiamento é de até 60 parcelas com carência de até 6 meses para pagar a primeira. O banco possui uma ferramenta em seu site para simular o financiamento. Para contratar, basta ir até uma agência do banco com os documentos básicos e a proposta da empresa de energia solar.
BANCO BV
O BV oferece uma linha de crédito para projetos de energia solar bastante atraente, com valor de teto para pessoas físicas muito bom, de R$ 500 mil. O financiamento sobre os equipamentos e os serviços relacionados à instalação do kit fotovoltaico.
O prazo para financiar é de até 96 parcelas para 100% do valor, com 120 dias para pagar a primeira parcela e taxas de juros entre as mais competitivas. O processo de contratação é digital através da plataforma Meu Financiamento Solar (MFS) com o projeto de energia solar.
BANCO SANTANDER
O Financiamento de Placas Solares do Santander, apesar do nome, é um financiamento que engloba não apenas os painéis, mas também os outros equipamentos e os custos com a instalação do kit de energia solar.
O prazo pode ser de até 96 meses, com uma carência de até 120 dias para pagar a primeira parcela e pode ser contratado diretamente com uma empresa de energia solar parceira, como a Implasolar ou em uma agência bancária, levando o projeto fotovoltaico.
A estimativa de retorno de investimento nas condições dessa linha de crédito é de 3 a 4 anos, o que é um excelente prazo para continuar gerando economia por, pelo menos, mais 20 anos. Uma outra vantagem é não ser restrito a correntistas do banco.
COMO FAZER O FINANCIAMENTO PARA ENERGIA SOLAR?
O processo de compra de sistema fotovoltaico com financiamento é bastante simples. Cada banco tem um processo próprio e alguns mantêm parcerias com empresas do setor.
Vamos ver o passo a passo para comprar placas solares financiadas.
- O encaminhamento normalmente é do cliente com a instituição e tudo começa no contato com a empresa de soluções fotovoltaicas para fazer uma simulação de energia solar ou um projeto fotovoltaico diretamente;
- De posse do projeto de energia solar, basta você ir ao banco escolhido e dar entrada na análise de crédito, junto com seus dados exigidos pela instituição;
- Aprovado o financiamento fotovoltaico, o banco fará o crédito do valor aprovado na conta da empresa, que poderá então começar a providenciar tudo que é necessário para instalar a energia solar na sua casa!
É importante ressaltar que os bancos aceitam propostas de venda de kit de energia solar apenas de empresas credenciadas no mercado, exigem o registro no CREA do engenheiro responsável e uso de equipamentos fotovoltaicos certificados pelo INMETRO.
Tudo isso você encontra na Implasolar para residências!
FAÇA A SIMULAÇÃO DE ENERGIA SOLAR COM A IMPLASOLAR!
Para avaliar o investimento em kit fotovoltaico com precisão, o ideal é começar pela simulação do projeto.
Nesse momento, você poderá compartilhar com um consultor da Implasolar os primeiros dados que ajudam a desenhar o sistema: consumo histórico da residência, a demanda atual, planos para usar novos aparelhos, projetos pessoais que afetam a despesa (nascimento de filho, home office).
É um ótimo momento para conhecer a dinâmica familiar e avaliar as alternativas, como os modelos de painéis solares disponíveis e qual é o tipo de kit solar mais adequado.
Com esses dados, marcamos a visita de campo para aprofundar os dados e entregar a proposta de energia fotovoltaica ideal.
Depois disso, é só buscar o melhor financiamento para energia solar e economizar energia elétrica com conforto, segurança e sustentabilidade!