Sistema de geração de energia solar fotovoltaica: o nome parece complicado, mas ele é cada vez mais visível através das placas solares em casas brasileiras, como forma sustentável e limpa de reduzir o gasto com energia.
A solução fotovoltaica vem crescendo em todo o mundo para ajudar casas e empresas a combater dois grandes problemas:
- O alto custo da energia, causado pela combinação de consumo com tanta tecnologia e falta de investimentos para aumentar a oferta;
- A degradação da natureza, causada com os atuais processos de geração de energia, que custam a vida de milhões de espécies e o desequilíbrio ambiental.
Se queremos uma vida melhor para nossa geração e as próximas, além de depender cada vez menos das fontes tradicionais de energia, as placas fotovoltaicas na sua casa são uma excelente alternativa.
Mas o sistema de energia solar é realmente um projeto com ótimo retorno como dizem? Como você pode garantir a tão desejada relação de custo e benefício dos painéis solares?
O Blog Implasolar vai falar sobre como o investimento em energia solar pode mudar radicalmente e para melhor o orçamento familiar e a qualidade vida!
POR QUE A ENERGIA SOLAR É UM INVESTIMENTO?
Podemos começar a resposta avaliando o que é despesa e o que é investimento.
- Despesas: são os gastos que visam especificamente satisfazer necessidades ou ajudar a obter resultados. A energia elétrica é uma delas: ajuda a alcançar o conforto e permite que a casa funcione adequadamente;
- Investimentos: são os gastos destinados a alcançar um projeto ou objetivo que pode ser até mesmo a redução de gastos e que devem ser medidos pelo potencial de retorno do que foi aplicado.
Podemos dizer que o investimento é o meio e as despesas são os fins (necessários). Por isso, o capital investido na energia solar deve ser considerado um investimento, pois ele proporciona:
- Redução de gasto de energia;
- Previsibilidade financeira;
- Valorização do imóvel.
ENERGIA SOLAR TEM ÓTIMO RETORNO DE INVESTIMENTO
Os sistemas fotovoltaicos, se bem cuidados – e a manutenção é muito baixa – chegam a 25 anos de funcionamento, entregando o volume de energia projetado. Após esse tempo, o kit fotovoltaico pode funcionar pelo menos mais 5 anos com 80% da carga.
Portanto, estamos falando de 3 décadas gerando energia solar com um sistema que se paga ao final de 5 ou 6 anos, em média – o projeto de energia solar correto é a chave para alcançar esse retorno.
Mesmo no caso de um kit fotovoltaico financiado, a perspectiva de economia é crescente e, após a quitação do financiamento, você terá décadas de uso gerando apenas energia e economia!
4 MOTIVOS PARA TER ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA EM CASA
1 – REDUÇÃO SUBSTANCIAL DE GASTO COM ENERGIA
O primeiro motivo para investir em energia solar não poderia ser outro: salvar o orçamento familiar de um dos gastos mais pesados: a energia elétrica.
É possível reduzir a fatura de energia em até 95% com um projeto fotovoltaico elaborado de forma eficaz por uma empresa de energia solar qualificada como a Implasolar.
Esse potencial de economia se deve a dois fatores:
- A energia da concessionária que deixa de ser consumida;
- A energia solar convertida pelo sistema e fornecida para a distribuidora local.
Além da redução da despesa, o orçamento doméstico fica protegido dos futuros aumentos de tarifas e das aplicações de bandeiras tarifárias.
2 – VALORIZAÇÃO DO IMÓVEL
Estudos da Green Build Council Brasil indicam que a valorização de um imóvel com kit de placa solar instalado pode chegar a 30%. É um número impactante para um mercado tão concorrido como o de oferta imobiliária.
Isso decorre principalmente do primeiro motivo que apontamos: as pessoas olham com mais atenção uma residência onde, de partida, começam a economizar energia e sem gastar com a instalação de um sistema fotovoltaico.
Importante lembrarmos que, após 5 ou 6 anos, toda a valorização obtida é lucro, já que o kit de energia solar estará pago.
O outro motivo é comportamental: economia sustentável e preservação ambiental estão cada vez mais presentes nas preocupações das famílias com o futuro do planeta e a qualidade de vida das próximas gerações.
3 – SUSTENTABILIDADE
A energia solar possui três características fundamentais para o meio ambiente:
- É infinita: não há indícios de que perderemos a presença do sol;
- É permanente: está presente em todos os nossos dias;
- É limpa: não é preciso devastar a natureza ou degradar o meio ambiente.
Além desses fatores, é uma fonte de energia que chega até nós e só precisamos criar o lugar certo da residência com um sistema fotovoltaico bem projetado.
A energia convertida que é fornecida para a concessionária ajuda a reduzir, ao longo do tempo, a dependência da geração de energia nas hidrelétricas e em outras fontes, reduzindo a necessidade de intervir no meio ambiente.
É um ciclo de sustentabilidade virtuoso do qual a sua residência fará parte!
4 – DURABILIDADE
Os painéis solares são fabricados com materiais de alta qualidade e são extremamente resistentes às condições severas de clima – tempestades, ventos fortes e granizo. Para isso, é fundamental que o kit de energia solar seja montado por uma fornecedora fotovoltaica qualificada.
Por isso, os sistemas fotovoltaicos, quando bem cuidados – o custo de manutenção é baixo – podem chegar aos 30 anos (ou mais) que destacamos anteriormente, o que traz conforto financeiro e ajuda em uma possível venda do imóvel.
JÁ PENSOU EM SIMULAR A SUA ECONOMIA COM ENERGIA?
Você pode ver, nesse artigo, que os motivos para instalar energia solar na sua casa são muitos, mas deve se perguntar: como começar um projeto fotovoltaico residencial então?
O primeiro passo recomendado é fazer uma simulação fotovoltaica com uma empresa especializada em energia solar em São Paulo. Essa simulação permite que o consultor de energia solar conheça as primeiras e principais características:
- Consumo histórico da residência;
- Demanda atual e projeção futura com novos aparelhos ou mais moradores;
- Projetos pessoais que afetam o gasto com energia (home office, abrir um negócio em casa, o nascimento de um filho).
Nesse momento, você vai conhecer os tipos de painel fotovoltaico existentes e saber, de forma preliminar, qual o kit de energia fotovoltaica mais adequado.
Após isso, o consultor Implasolar marca uma visita de campo para validar os dados, obter outros e entregar a proposta de energia solar.
Aqui começa sua história para economizar energia elétrica e ajudar a preservar o planeta!