No mercado de placa solar em São Paulo para empresas, o projeto é um trabalho fundamental para trilhar o caminho para obter os resultados esperados. Mas você sabe o que é e como montar um projeto fotovoltaico?
O projeto empresarial de energia solar é o conjunto de atividades para construir e validar a solução fotovoltaica que garanta o máximo de independência energética e, consequentemente, a redução de gasto com energia elétrica vinda da rede concessionária.
Um projeto de energia solar na empresa requer diversos cálculos e definições de alta complexidade técnica para criar um sistema que vá ao encontro das metas de geração energética e de economia pretendidas.
No centro do projeto e coordenando os trabalhos, deve estar uma parceria altamente qualificada de uma empresa fornecedora de sistemas fotovoltaicos, usando as melhores ferramentas e práticas do setor.
Além disso, cada projeto é único, as empresas têm estruturas, características e demandas diferentes e a personalização deve fazer parte do trabalho da instaladora de energia solar.
O Blog Implasolar, sua empresa de energia solar em São Paulo, vai mostrar como a sua empresa deve conduzir um projeto fotovoltaico e alcançar todos os benefícios!
O QUE ABRANGE UM PROJETO FOTOVOLTAICO EMPRESARIAL
O projeto de energia solar tem três vértices fundamentais, que devem funcionar em sintonia para o sucesso do sistema de geração fotovoltaica que será implementado.
VISÃO TÉCNICA DO PROJETO FOTOVOLTAICO
Definir os melhores parâmetros de desempenho do sistema fotovoltaico e garantir que ele funcione com os equipamentos adequados para alcançar essa performance, sem o subdimensionamento que impede ganhos maiores ou o superdimensionamento que eleva o investimento sem necessidade.
VISÃO FINANCEIRA DO PROJETO FOTOVOLTAICO
Alcançar a meta de redução de gasto com energia e o payback com a produção energética própria e os ganhos na transferência de créditos de energia do sistema fotovoltaico on-grid definidos através dos cálculos e dos estudos de campo.
VISÃO LEGAL DO PROJETO FOTOVOLTAICO
Assegurar que todas as especificações do projeto fotovoltaico estejam em acordo com as exigências dos órgãos legais e os requerimentos da concessionária de energia. O projeto deve ser aprovado e os seus efeitos práticos devem ser homologados.
QUAIS SÃO AS ETAPAS DO PROJETO FOTOVOLTAICO EMPRESARIAL
1 – PESQUISA DE EMPRESAS ESPECIALIZADAS
O mercado de sistema fotovoltaico para empresas em São Paulo está em crescimento constante há anos e isso leva ao aumento do interesse dos negócios e das pessoas por gerar energia solar e se livrar dos efeitos do caos do sistema elétrico no país.
Por outro lado, como em todo mercado em expansão, existem boas e más experiências. É essencial pesquisar as empresas instaladoras de geração solar com atenção, pois um projeto de energia fotovoltaica é altamente técnico e com efeitos por décadas.
Nesse artigo, separamos algumas dicas para contratar a melhor empresa de energia solar.
2 – SIMULAÇÃO FOTOVOLTAICA
A simulação fotovoltaica [070-010] é um estudo inicial, feito em reuniões entre a empresa projetista e o cliente visando executar análises e cálculos essenciais para o andamento nas próximas fases do projeto.
Para isso, são levantadas diversas informações sobre a realidade da empresa, dentre elas:
- Consumo de energia nos últimos 12 meses;
- Regimes de trabalho (turnos e horários);
- Parque de equipamentos (quantidade, modelos, horas de uso);
- Planejamento de médio e longo prazo (expansões, contratações, aquisições de equipamentos).
A partir dos dados coletados, começa-se a construção da solução de energia solar empresarial que se alinha com os objetivos de performance e economia da empresa e para usufruir dos benefícios de um sistema fotovoltaico na empresa.
Os principais indicadores em uma simulação de energia solar são:
- Capacidade de geração fotovoltaica;
- Quantidade de painéis solares necessária;
- Tipos de placa solar disponíveis;
- Área mínima para instalação do sistema fotovoltaico;
- Potencial de economia de energia;
- Potencial de geração de créditos com energia excedente;
- Valor do investimento e o prazo de retorno.
3 – VISTORIA DE VIABILIDADE TÉCNICA
Esse é o momento de o consultor fotovoltaico da empresa instaladora visitar as instalações onde o sistema será montado para validar os dados obtidos e resultados produzidos durante a simulação. Além disso, ele fará a coleta de mais informações essenciais:
- Distribuição física do imóvel a ser atendido;
- Espaços disponíveis para a montagem do conjunto de painel fotovoltaico;
- Características da rede de energia local;
- Acessibilidade e necessidade de reformas ou obras nos locais de instalação.
Nessa etapa, a equipe de projetistas fotovoltaicos confirmará se se é tecnicamente viável montar o sistema fotovoltaico no imóvel a partir das características do local e as exigências da companhia de energia.
4 – CÁLCULO DE DIMENSIONAMENTO
É nessa etapa que o projeto do sistema fotovoltaico começa a surgir. O engenheiro da Implasolar define os números finais dos cálculos de energia solar empresarial que vão balizar toda a construção técnica do sistema.
- Espaço físico para a instalação das placas solares;
- Modelo e quantidade de placas solares;
- Especificações técnicas dos demais componentes;
- Prazos de produção/entrega dos itens e das etapas de serviços;
- Potencial de geração e de economia;
- Investimento e prazo de retorno.
Caso julgue necessário, o cliente pode consultar a empresa sobre as linhas de financiamento solar existentes no mercado. Hoje em dia, os maiores bancos e algumas cooperativas oferecem crédito com ótimos prazos e juros.
A Implasolar oferece facilidades nas condições de pagamento e financia com o Banco do Brasil em até 60 parcelas e com o Banco BV em até 72 parcelas sem entrada, entre outras opções.
Consulte!
5 – ENTREGA DO PROJETO FOTOVOLTAICO
Nessa fase, a Implasolar entrega ao cliente o projeto de energia solar completo, com as definições que darão suporte para os trabalhos de aquisição dos equipamentos junto aos fornecedores e os serviços relacionados à instalação do sistema fotovoltaico.
É o momento de dirimir as últimas dúvidas antes de começar a criar a solução de energia solar que vai trazer economia e sustentabilidade para a empresa!
6 – HOMOLOGAÇÃO DE ACESSO
Após a aprovação do projeto, ele deve ser apresentado à concessionária local de energia para que o acesso seja homologado – autorização para conectar o sistema fotovoltaico à rede externa.
Somente após a aprovação, o projeto de kit de energia solar pode ser iniciado. Essa etapa pode levar de 30 a 60 dias, conforme a companhia elétrica envolvida.
COMO INSTALAR A ENERGIA SOLAR NA SUA RESIDÊNCIA!
Como podemos ver, o projeto fotovoltaico é complexo e exige muita atenção com dados, definições e cálculos. Afinal, está em jogo o sucesso de um equipamento que vai durar de 25 a 30 anos – a vida útil de um sistema gerador fotovoltaico.
Para desenvolver um trabalho com qualidade, o primeiro passo é contatar a Implasolar, a empresa fotovoltaica em São Paulo com experiência e competência reconhecidas em diversos projetos bem sucedidos.
A Implasolar cumpre todas as fases de um projeto fotovoltaico, da simulação à entrega do sistema e o monitoramento do desempenho e incluindo a homologação da companhia de energia.
Nosso compromisso é proporcionar soluções que aliem simplicidade de execução e alta performance técnica. Quer economizar com sustentabilidade?
Venha conversar conosco!