A busca por soluções que aliem alta performance com praticidade e ótimo retorno de investimento fazem com o que o mercado de sistema fotovoltaico para empresas em São Paulo cresça e se renove. A telha solar para empresas é um bom exemplo.
Trata-se de uma inovação que busca integrar ainda mais as placas solares à arquitetura dos imóveis, em especial aqueles em fase de construção e, ao mesmo tempo, entregar todos os benefícios da energia solar nas empresas.
Por ser uma tecnologia recente, é comum que as pessoas tenham dúvidas. Será que as telhas solares podem ocupar espaços onde os painéis solares são tradicionais?
Quais as diferenças entre placas solares e telhas solares?
Essas são as melhores dúvidas, porque sua empresa tem nas mãos duas opções para reduzir o gasto de energia elétrica com décadas de operação e uma ótima relação de custo e benefício.
O Blog Implasolar – sua empresa de energia solar em São Paulo – vai falar sobre as características das telhas fotovoltaicas e dos painéis solares para ajudar você a fazer a melhor escolha!
O QUE É E COMO FUNCIONA O PAINEL SOLA
O painel solar, também conhecido como painel fotovoltaico ou placa solar, é o item principal de um sistema fotovoltaico – o grupo de componentes destinados a converter a radiação solar em energia elétrica para a iluminação dos ambientes e no funcionamento de equipamentos.
As placas fotovoltaicas são compostas por um número de células fotovoltaicas e dimensões diversas e que permitem o uso delas em espaços de tamanhos variados, conforme as especificações definidas no projeto fotovoltaico.
Elas são usadas, na maioria das vezes, em telhados e terraços, mas é muito comum encontrarmos os painéis de energia solar maiores e mais potentes em grandes áreas térreas – ou quando a empresa não pode instalar painéis solares no telhado.
A variedade de painéis solares também define a potência.
COMO FUNCIONA O SISTEMA FOTOVOLTAICO COM PAINEL SOLAR
- As placas solares captam a radiação solar através das células fotovoltaicas e a converte em energia elétrica contínua;
- A energia contínua é transferida para o inversor solar que a transforma em energia elétrica alternada, que é a forma própria para uso nos imóveis;
- O inversor solar transfere o excedente de energia convertida para a rede da concessionária local no caso de um sistema fotovoltaico on-grid;
- Se for um sistema fotovoltaico off-grid, o excedente é armazenado em baterias.
O QUE É E COMO FUNCIONA A TELHA SOLAR
A telha fotovoltaica é a combinação da telha de material convencional que é usada para a cobertura do imóvel e um painel solar sobreposto na telha ou encapsulado nela. Dessa forma, as telhas solares são agrupadas para criar os telhados solares.
Em termos de funcionamento e objetivo, as telhas de energia solar são idênticas aos painéis solares. Também fazem parte de um sistema fotovoltaico que processará a radiação solar e a transformará em energia elétrica.
A telha para kit solar é maior que a telha comum. Isso faz com que sejam necessárias menos peças para cobrir uma determinada área. Como exemplo, para cobrir 1 metro quadrado, usa-se 7 telhas solares onde são usadas 13 telhas tradicionais.
O uso de telhas fotovoltaicas é recomendado apenas para imóveis em construção ou quando há uma reforma muito grande no telhado que ofereça espaço suficiente para montar a quantidade de telhas necessárias.
DIFERENÇAS ENTRE PAINEL SOLAR E TELHA SOLAR PARA EMPRESAS
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
As telhas de energia fotovoltaica possuem uma eficiência que varia entre 10 e 20%, já os painéis de energia solar oscilam de 16 a 22%, de acordo com o modelo – monocristalinos, policristalinos e filme fino.
Nesse artigo, falamos sobre as características de cada painel fotovoltaico.
ASPECTO ESTÉTICO
As telhas com placas solares se integram naturalmente ao telhado, sem causar contraste visual, pois as células fotovoltaicas não ficam aparentes como as placas.
Esse aspecto não costuma pesar nas empresas – é mais relevante na decisão de usar telha solar em residências. Mas se a estética não tem grande peso na decisão de usar a energia solar na empresa, a visibilidade pode ser um diferencial competitivo.
Uma empresa com placas solares demonstra para o público – clientes, fornecedores e formadores de opinião – que quer ser sustentável e investe de forma consistente para isso.
POSSIBILIDADE DE USO
É possível usar o telhado como local de instalação de painel solar em São Paulo. E as placas solares podem ser usadas em todos os tipos de telhado, pois elas são montadas em uma estrutura que é fixada na área de acordo com o tipo de telha original.
Também é possível usar os painéis fotovoltaicos no solo, se a empresa preferir não afetar o telhado com o peso da estrutura de montagem e das placas solares, além de facilitar a limpeza, as revisões semestrais de manutenção e possíveis reparos.
Por outro lado, as telhas solares são de uso exclusivo em telhados e somente nos imóveis em fase de construção ou quando houver a substituição completa do telhado convencional.
PAINEL OU TELHA SOLAR: QUAL A MELHOR OPÇÃO PARA A SUA EMPRESA
Podemos considerar que, no momento atual do mercado, as placas solares são a melhor opção para instalar geração fotovoltaica em uma empresa.
Elas atendem projetos com todas as configurações físicas e as telhas de geração solar, por sua vez, dependem exclusivamente de telhados novos ou totalmente reformados, o que é uma limitação de uso relevante.
Em consequência disso, os painéis solares são a opção recomendada, pois podem ser instalados em todos os tipos de edificações, ressaltando que o estudo de viabilidade técnica poderá recomendar obras de melhorias em estruturas antigas ou com problemas de sustentação.
Outro aspecto importante é que os painéis solares já estão no mercado há décadas e toda a cadeia de suprimento de serviços e peças está consolidada e em contínuo crescimento. As telhas solares chegaram ao mercado em 2005, e estão em fase de amadurecimento.
ENERGIA SOLAR NA SUA EMPRESA? COMECE PELA SIMULAÇÃO DA IMPLASOLAR!
Quer começar a avaliar o investimento em energia solar para o seu negócio? Então a simulação de energia solar é o primeiro passo.
Ela tem um papel central na definição do investimento, pois demonstrará os primeiros cálculos de dimensionamento da solução fotovoltaica a partir de dados informados pelo cliente.
- Consumo médio da empresa nos últimos 12 meses;
- Planejamento a médio e longo prazo (aumento no quadro de funcionários, aquisições de equipamentos, expansões físicas);
- Expectativa de redução de consumo de energia da rede;
- Valor preliminar de investimento e payback.
Os resultados serão validados na visita de viabilidade técnica a ser feita pelo consultor fotovoltaico da Implasolar.
Faça uma simulação para usar energia fotovoltaica com a Implasolar e o seu projeto começará com muitas certezas e as maiores chances de sucesso.
Nosso compromisso é proporcionar soluções que aliem simplicidade de execução e alta performance técnica. Quer economizar com sustentabilidade?
Venha conversar conosco!