Que a energia solar é uma realidade para reduzir os gastos com energia elétrica, não há mais dúvidas. Ela está se tornando cada vez mais popular, mas muitas pessoas ainda questionam se um projeto de energia solar residencial é caro.
O preço médio dos projetos fotovoltaicos vem caindo continuamente nos últimos anos, motivado por um mercado saudável: interesse maior das indústrias e comércios, mais empresas de energia solar, maior competitividade, menores preços.
Mesmo assim, é natural surgirem questões antes de investir em energia solar para a casa.
- A vida útil e a economia gerada compensam a compra do sistema fotovoltaico?
- As despesas de manutenção vão impactar nos ganhos com redução das faturas?
- O retorno do capital investido no sistema fotovoltaico é demorado?
Que tal olharmos os números para entender se vale a pena colocar energia solar em casa?
O Blog Implasolar vai falar sobre fatores que influenciam na rentabilidade do sistema fotovoltaico e ajudar você a tomar a decisão de tornar sua casa energeticamente sustentável!
CUSTO DE ENERGIA ELÉTRICA X CUSTO DE ENERGIA SOLAR
O Brasil fechou 2021 com um custo de energia elétrica de R$ 0,62 por kWh consumido em média, um aumento de 82% nos últimos 10 anos. A tendência é de mais aumento devido aos problemas estruturais para gerar energia que ainda persistem.
Já o custo da energia solar para um investimento de 20 mil reais em um sistema fotovoltaico (já considerando a manutenção) que produz em torno de 78.000 kWh no período de 25 anos é de R$ 0,25 por kWh.
É uma diferença muito significativa. Além disso, existem as bandeiras tarifárias – valores adicionais de custo para compensar períodos críticos de oferta e demanda – que encarecem ainda mais as faturas.
O sucesso do projeto de energia solar na sua residência também depende de cuidar de alguns pontos fundamentais durante o projeto!
QUAIS OS CUSTOS DO PROJETO DE ENERGIA SOLAR RESIDENCIAL?
KIT DE ENERGIA SOLAR
Trata-se do conjunto de equipamentos que serão instalados na residência ou em área próxima dela para que o sistema de energia solar funcione. Os principais equipamentos do kit fotovoltaico são:
- Painéis solares
- Estruturas de suporte
- Inversor
- Medidor bidirecional
O preço do kit de energia fotovoltaica é definido conforme o dimensionamento do projeto e pode variar entre 11 mil e 43 mil reais, em média.
Por esse motivo, é fundamental contratar uma empresa de energia fotovoltaica com experiência e reconhecimento no mercado para definir o melhor modelo – que não seja subdimensionado para desperdiçar o potencial de economia ou superdimensionado para desperdiçar capital!
INSTALAÇÃO
Um sistema de energia solar é o perfeito equilíbrio entre equipamentos de alta qualidade e equipe de instalação qualificada. Instalar um sistema fotovoltaico requer muito conhecimento de engenharia e eletricidade, além do cuidado com a qualidade visual e o acabamento.
O preço da instalação de kit solar de energia é definido a partir de uma série de características do projeto, tais como:
- Dimensão da estrutura de suporte;
- Número de painéis;
- Altura do local de instalação (nível de segurança);
- Necessidade de içamento para os painéis;
- Dificuldade de acesso ao local da instalação;
- Nível de inclinação do local;
- Vigamento do telhado;
- Tipo de superfície (telhas de barro exigem mais habilidade dos instaladores);
- Distância do ponto de conexão ao local de instalação dos painéis solares.
O preço da instalação do kit de energia solar pode variar entre 3 mil e 10 mil reais e a empresa de energia solar em São Paulo deve ser apta a lidar com todas as variáveis para definir o preço da instalação corretamente.
Quer ganhar competitividade ou melhorar a lucratividade do seu negócio? Um projeto de energia solar empresarial pode ajudar!
3 BENEFÍCIOS DA ENERGIA SOLAR FORA DA FATURA!
Investir na energia fotovoltaica em casa tem um primeiro e mais impactante benefício, que todas as pessoas conhecem: reduzir substancialmente o gasto mensal com energia.
A economia na conta de luz já nos primeiros meses de uso do sistema e esse, por si só, já seria um ótimo motivo para produzir energia solar em casa.
Porém, existem outros benefícios que não são percebidos pela maioria das pessoas e reforçam que o investimento inicial em energia solar é altamente positivo.
Vamos falar deles.
1 – LONGA DURAÇÃO DO SISTEMA
A duração do bem é uma variável essencial para entender se ele é caro ou não. No caso do sistema para captar energia solar, o resultado é excelente.
A vida útil de um sistema de energia solar é de 25 a 30 anos funcionando todos os dias. Após esse período, ele continuará funcionando com 80% da carga máxima e é comum encontrar sistemas de energia fotovoltaica funcionando há 40 anos!
Quando combinamos esse dado com o baixo custo de manutenção, percebemos o quão rentável é o sistema de placas solares: muito tempo funcionando sem dor de cabeça!
2 – BAIXA MANUTENÇÃO
As placas solares e os demais componentes não têm peças de reposição periódica e a manutenção se limita à limpeza da estrutura de painéis, que pode ser feita anualmente.
Além disso, a excelência de serviços na instalação do sistema, feita por uma empresa de energia solar com qualidade reconhecida, vai garantir que tudo funcionará sem riscos de falhas de produto ou instalação.
Para termos uma ideia, em um sistema fotovoltaico que custa em torno de 24 mil reais, o gasto de manutenção médio é de 5 mil reais em 25 anos (mínimo de vida útil).
Isso representa 250 reais por ano. Como comparação, se uma geladeira queimar, certamente você vai gastar alguns anos de manutenção de painel solar para consertar ou comprar uma nova!
3 – RÁPIDO RETORNO DO INVESTIMENTO
O prazo de retorno é a conta fundamental para saber quanto tempo um investimento vai demorar para devolver o gasto feito e no caso da energia fotovoltaica residencial, ele é surpreendente.
O retorno de investimento da energia solar está entre 5 e 6 anos nas instalações dimensionadas de forma correta às características de consumo da residência.
Considerando a vida útil, você terá, no mínimo, de 20 a 25 anos de uso do sistema livres do custo do investimento – 100% da economia!
O sucesso do retorno de investimento está ligado à assertividade do projeto na hora de definir quais os fatores que influenciam o consumo. A Implasolar pensa em tudo nos seus trabalhos residenciais de energia solar!
VALE A PENA COLOCAR ENERGIA SOLAR NA RESIDÊNCIA?
Certamente, sim!
E ao longo do texto podemos ver vários motivos.
- Grande diferença entre o preço da energia elétrica e o preço da energia solar;
- Tendência de aumento constante no preço da energia elétrica;
- Custo estável da energia solar;
- Rápido retorno do investimento, com décadas de produção com o equipamento 100% pago;
- Longa vida útil com baixa manutenção.
A energia solar é um investimento no melhor sentido da palavra, gerando uma receita adicional mensal que é perdida nas faturas de energia e pode ser usada pela família para as boas coisas da vida!