A demanda por energia solar em São Paulo e em outras regiões do Brasil está crescendo continuamente há décadas. Empresas e famílias estão se conscientizando dos benefícios de investir em um sistema fotovoltaico residencial ou empresarial.
O volume de energia solar vem batendo recordes no país e segundo a ABSOLAR, existem em torno de 1.2 milhão de pontos de geração fotovoltaica, sendo 86% nas residências e propriedades rurais e 14% em pontos de negócios.
Como vemos, ainda há muito para crescer e os clientes podem se beneficiar muito com o aumento do número de empresas no setor, do progresso tecnológico e dos financiamentos de energia solar.
Os benefícios da energia solar são muitos e veremos alguns nesse artigo, mas você sabe quais são as diferenças entre geração fotovoltaica residencial e empresarial?
Seriam sistemas tão diferentes como costumamos achar?
O Blog Implasolar, sua empresa de energia solar em São Paulo, vai falar sobre as características das duas destinações e como as placas fotovoltaicas trazem mais qualidade de vida e segurança financeira!
BENEFÍCIOS DOS SISTEMAS FOTOVOLTAICOS EMPRESARIAL E RESIDENCIAL
ECONOMIA DE ENERGIA
Um sistema de energia solar on-grid bem dimensionado proporciona uma economia na despesa de energia. No sistema off-grid, a economia é de 100%, já que a energia usada é toda produzida a partir dos painéis fotovoltaicos.
VALORIZAÇÃO DO IMÓVEL
Sistemas fotovoltaicos valorizam imóveis e podem ser casas ou fábricas. O interesse crescente das pessoas e de empreendedores por soluções de economia energética aumenta a atratividade de imóveis com energia solar instalada.
RETORNO DO INVESTIMENTO
Apesar de ser um conceito mais voltado para os negócios, devemos olhar também um investimento a partir do seu retorno também no uso residencial. E nos casos, os resultados podem ser ótimos.
Um sistema de energia solar, nas duas aplicações, paga o investimento em 6 anos, em média. Como a vida útil varia entre 25 e 30 anos e muitos kits de energia solar podem ultrapassar esse tempo, se forem bem conservados, haverá no mínimo mais 20 anos de produção energética sem custos.
E gerando muita economia continuamente.
SEGURANÇA ENERGÉTICA
Além de gastar menos consumindo o mesmo volume de energia, existe outra preocupação: como fazer em uma nova crise energética, com volume morto, estiagens, falta de investimentos e tarifas aumentando toda hora?
Aqui a questão está no tipo de sistema fotovoltaico usado e não na destinação.
Em níveis diferentes, os dois modelos – sistema conectado à rede (on-grid) ou sistema isolado (off-grid) protegem muito o orçamento dos impactos da instabilidade que existe na política energética brasileira, seja ele familiar ou empresarial.
VALORIZAÇÃO DA IMAGEM
Nada é mais símbolo de sustentabilidade do que um sistema de energia solar. Por isso, além dos benefícios financeiros e operacionais, existe o valor de ser uma empresa sustentável, o que é cada vez mais valorizado pela sociedade.
QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE KIT SOLAR RESIDENCIAL E EMPRESARIAL?
POTÊNCIA DOS SISTEMAS
Os sistemas de energia solar para residências têm potências que variam de 2,2kWp a 15kWp, enquanto os sistemas fotovoltaicos para comércios estão na faixa entre 17kWp e 84kWp e os projetos fotovoltaicos industriais transitam entre 84kWp e 500kWp.
Esses números vão determinar todas as especificações que se seguirão no projeto fotovoltaico, do número de painéis solares até o modelo de sistema que é mais eficiente para as metas propostas.
PREÇOS DE KITS DE ENERGIA SOLAR
Os preços de kits fotovoltaicos podem variar bastante entre os usos residencial e empresarial devido a alguns fatores:
- Potência definida para o sistema;
- Quantidade de placas solares;
- Modelo de placa solar a ser usada;
- Tipo de sistema (on-grid e off-grid).
É importante desenvolver um projeto de instalação de energia solar em São Paulo alinhado com as necessidades do cliente para que o resultado não seja subdimensionado ou superdimensionado – em ambos os casos, deixará de entregar benefícios importantes.
LOCAL DE INSTALAÇÃO
De uma forma geral, os imóveis residenciais têm poucas opções de espaço para montar os sistemas de energia solar – terraços em prédios e telhados ou lajes em residências – o que não é um problema, pois costumam ser adequados para as quantidades de placas solares demandadas.
Essas opções se estendem para prédios comerciais, mas nas indústrias e condomínios empresariais, as possibilidades podem ser maiores, pois a quantidade de placas solares normalmente é maior. As fazendas solares montadas em terrenos potencializam a geração.
Uma outra diferença importante é, com as fazendas de painéis solares, criar um condomínio solar, repartindo a energia produzida entre várias empresas da mesma região.
TIPO DE SISTEMA FOTOVOLTAICO USADO
Aqui não existe uma diferença exatamente, até porque os sistemas de energia solar on-grid e off-grid podem ser usados em residências e empresas. O que temos são situações em que cada modelo pode ser financeiramente mais eficiente.
SISTEMA FOTOVOLTAICO ON-GRID
Por estar permanentemente conectado à rede, ele permite transferir o excedente de energia para a concessionária e tem um custo de aquisição menor, pois é um sistema com uma grande autonomia energética, porém sem independência.
É o mais usado em residências em geral, empresas urbanas e nas regiões onde o abastecimento de energia é regular e a pequena dependência da rede externa é compensada pela geração de créditos nas faturas de energia e com o melhor custo de aquisição.
SISTEMA FOTOVOLTAICO OFF-GRID
É um sistema totalmente desconectado da concessionária, uma solução de energia solar que garante a independência energética. Por outro, é um modelo de custo maior, pois prevê o uso de baterias para armazenar a energia produzida e garantir o fornecimento total.
Por esse motivo, é um modelo mais usado em locais remotos, onde o fornecimento de energia não tem estabilidade e, com isso, garantir o pleno funcionamento dos equipamentos.
Também é possível encontrar em áreas urbanas e nas grandes propriedades rurais que combinam residência e atividades de agropecuária e imóveis turísticos, pois o custo adicional se paga com a disponibilidade.
CONHEÇA AS VANTAGENS DA SIMULAÇÃO FOTOVOLTAICA
O primeiro passo recomendado para um projeto de energia solar bem-sucedido é fazer a simulação fotovoltaica – um conjunto de análises feitas com dados coletados pelo consultor fotovoltaico da Implasolar na primeira reunião com o cliente.
Entre os dados analisados, estão:
- Área mínima para montagem do sistema fotovoltaico;
- Quantidade de painel fotovoltaico necessária;
- Potência necessária para alcançar os resultados esperados;
- Potencial de geração de créditos com energia excedente;
- Retorno do investimento inicial.
Essas informações servirão de base para uma primeira avaliação de investimento e para a montagem do projeto para economizar energia elétrica e usufruir de todos os benefícios da energia solar na residência!
Quer saber mais sobre energia solar e seus benefícios para a economia e o mundo?
Acesse mais artigos em nosso Blog Implasolar!