7 possíveis usos das energias solares em empresas!

Energias Solares

O mercado de sistema fotovoltaico para empresas em São Paulo vem crescendo continuamente e é um resultado da consciência dos empreendedores quanto às vantagens de usar energias solares em termos de eficiência do negócio e de contribuição para a sustentabilidade.

Preservar o meio ambiente é uma expressão de ordem nas sociedades e não pode mais se restringir aos ambientalistas e ecologistas; mais do que nunca, é um tema que deve estar nos planejamentos estratégicos das empresas.

Sim, gerar a própria energia a partir de uma fonte limpa e renovável se transformou em um mercado que em 2022 adicionou 9.3GW de energia, um aumento de 66% em relação a 2021.

Portanto, muitas pessoas e empresas estão apostando nessa mudança profunda na forma de gerir os gastos com energia nas empresas e nas casas.

As vantagens da energia solar para os negócios são muitas e vão da economia substancial de energia da distribuidora até o enriquecimento da imagem da marca.

O Blog Implasolar, sua empresa de energia solar em São Paulo, vai mostrar as principais formas de usar a energia fotovoltaica e impulsionar a produtividade e a lucratividade!

VALE A PENA INVESTIR EM ENERGIAS SOLARES NAS EMPRESAS?

Com certeza, sim.

Para avaliarmos, basta entender a energia solar nos principais pilares das análises de todo negócio: economia, retorno e relação entre custo e benefício.

ECONOMIA

Um projeto fotovoltaico elaborado com uma empresa de energia solar qualificada pode dimensionar uma grande economia nos gastos com energia elétrica, substituindo-a pela geração solar própria. A precisão do projeto levará todas as variáveis do negócio em consideração.

RETORNO DE INVESTIMENTO

Kits fotovoltaicos têm uma longa vida útil, entre 25 e 30 anos e com alta performance. O tempo de retorno é, em média, entre 5 e 6 anos. Isso significa que a empresa gerará energia elétrica própria entre 20 e 25 anos sem nenhum custo direto.

RELAÇÃO ENTRE CUSTO E BENEFÍCIO

Além do excelente tempo de retorno de investir em energia solar, o sistema tem uma manutenção preventiva muito baixa, se resumindo a inspeções anuais dos componentes e às limpezas das placas solares.

Você sabe como funciona um sistema fotovoltaico empresarial?

QUAIS OS USOS EMPRESARIAIS DE ENERGIAS SOLARES

A empresa pode se beneficiar da energia gerada com painel fotovoltaico de várias formas e obter os melhores resultados operacionais e financeiros, além dos benefícios que comentamos antes. Veja quais são.

1 – FONTE DE ENERGIA COMPLEMENTAR

Quando falamos de implantar a energia solar na empresa, a opção mais usada é o kit fotovoltaico on-grid, que funciona conectado à rede externa, permitindo usá-la quando não houver produção solar, à noite, por exemplo, e transferir o excedente para obter créditos financeiros.

2 – FONTE DE ENERGIA PRINCIPAL

Esse é um modelo de gestão energética cada vez mais presente, especialmente nas regiões onde não há uma distribuição de energia estável ou muitas vezes ela é precária. A empresa decide substituir o uso da energia da rede pela produção com placa solar.

É o kit fotovoltaico off-grid, desconectado da distribuição local, onde a energia gerada é armazenada em baterias especiais, que permitem o uso noturno da energia solar.

Como podemos ver, é um modelo de autonomia completa que favorece empresas que trabalham em regime contínuo de três turnos.

3 – PROTEÇÃO ENERGÉTICA

Há décadas, convivemos com sérios problemas no setor energético brasileiro níveis críticos nos reservatórios, falta de investimentos, blecautes, racionamento, demanda muito maior que a oferta – e o impacto maior é sempre no caixa.

Com a energia fotovoltaica, é possível proteger a empresa desses fatores críticos que reduzem muito a lucratividade do negócio.

Uso Empresarial Energia Solar Implasolar

4 – COMPARTILHAMENTO DE ENERGIA SOLAR

A energia solar compartilhada é a reunião de duas ou mais empresas, clientes da mesma empresa de energia local, que adquirem um sistema de geração fotovoltaica em um local diferente delas.

É uma solução eficiente em condomínios logísticos, centros comerciais e outros negócios para fazer o compartilhamento do investimento e da manutenção do sistema de energia solar.

Cada empresa se beneficiará proporcionalmente da economia dada pela transferência de créditos de energia solar e, com isso, poderá aumentar a sua rentabilidade.

Quer saber mais sobre a energia solar compartilhada para empresas?

5 – AUTOCONSUMO REMOTO DE ENERGIA SOLAR

Esse é um modelo gestão de energia solar empresarial que vem sendo adotado por muitos negócios e, ao contrário do compartilhamento de energia, está centrado em uma empresa.

No autoconsumo fotovoltaico, uma empresa pode ter, por exemplo, um sistema de placa solar em São Paulo em que a unidade de minigeração fotovoltaica é instalada em uma filial e os créditos são repartidos com a matriz na área central e um depósito em outra região.

Todos os endereços devem estar sob a mesma concessionária de energia e, com isso, é possível que a empresa faça um rateio equilibrado dos ganhos para áreas com perfis de consumo diversos.

6 – FORTALECIMENTO DA MARCA

Ter atitudes sustentáveis, que contribuem para a preservação ambiental e o uso de recursos que não se esgotam e não exigem a degradação da natureza, é uma forma de gerar admiração para a marca.

As pessoas querem consumir de empresas que vão além da eficiência produtiva e do preço atraente. Elas sabem que a sustentabilidade é uma pauta urgente e para todos – cidadãos e negócios. O quão engajada a sua empresa estiver, mais projeção ela terá no mercado.

Além disso, os famosos painéis azulados nos telhados ou os campos de placas solares demonstram que a empresa investe em um futuro com energia limpa e mais qualidade de vida para todos!

VENHA FAZER UMA SIMULAÇÃO FOTOVOLTAICA COM A IMPLASOLAR!

A simulação de energia solar é o ponto de partida de um projeto fotovoltaico bem-sucedido, onde algumas análises preliminares são feitas.

  • Histórico de consumo da empresa ou das empresas, no caso de energia solar compartilhada (últimos 12 meses);
  • Características da rede elétrica local;
  • Distribuição do consumo (escritórios, depósitos, fábrica);
  • Perfil de equipamentos (tecnologia, produção);
  • Projetos que afetem o perfil de consumo (expansões, aquisições);
  • Expectativas de redução do gasto de energia elétrica;
  • Estimativa da quantidade e do modelo de painel solar compatível;
  • Tempo de retorno e investimento.

Essas informações serão validadas no estudo de viabilidade técnica, quando o consultor fotovoltaico analisará as características ambientais do projeto, o espaço disponível para a instalação das placas, a acessibilidade e outras.

Compartilhe:

Quer reduzir a conta de energia?

Implantação do sistema completo para geração de energia solar fotovoltaica. Processo simples, seguro e rápido com a Implasolar.

Implasolar

A Implasolar é uma empresa voltada para a evolução que a humanidade precisa trilhar para que o planeta Terra continue sendo um lugar incrível de viver!

Quer reduzir conta de energia?

Implantação do sistema completo para geração de energia solar fotovoltaica. Processo simples, seguro e rápido com a Implasolar.