Você já percebeu a quantidade de imóveis com placar solar em São Paulo? Como esses belos painéis azulados se multiplicam nos telhados e terraços de casas, condomínios e fazendas? Pois é, a energia solar residencial já é uma realidade para milhares de famílias.
A popularidade da energia fotovoltaica decorre de dois desafios modernos: consumir energia sem agredir o meio ambiente e fugir dos problemas causados pela crise de energia no país, em especial, o alto custo.
O preço pago por sermos dependentes da energia hidrelétrica e dos combustíveis fósseis também é alto: blecautes, bandeiras tarifárias e, acima de tudo, muita degradação ambiental.
A energia fotovoltaica é a solução que alia economia, independência energética, sustentabilidade e investimento com ótimo retorno.
Como isso é possível?
A radiação solar é uma solução contra os sustos com as contas de luz?
O Blog Implasolar, sua empresa de energia solar em São Paulo, vai mostrar o que você precisa saber sobre energia solar e ajudar na decisão de consumir com consciência ambiental!
COMO FUNCIONA A ENERGIA SOLAR RESIDENCIAL
A geração de energia solar na residência é bastante simples.
- É instalado um sistema, chamado de fotovoltaico, porque é baseado em placa solar com células fotovoltaicas, que têm a propriedade de converter em energia elétrica a radiação solar que elas captam;
- Essa energia ainda não é a adequada para usar na iluminação e no funcionamento dos aparelhos. O sistema fará uma nova conversão para energia alternada;
- O sistema fotovoltaico produz energia solar convertida continuamente e, por isso, em alguns momentos, a produção é maior que a necessária. Esse excesso não pode ser armazenado na residência, deve ser transferido para a rede da concessionária. O sistema faz esse trabalho.
COMO ACONTECE A ECONOMIA COM ENERGIA SOLAR EM CASA?
O maior benefício da energia fotovoltaica em casa é a economia e ela vem de duas formas:
- Você produz energia e reduz muito o gasto com a rede da concessionária;
- Você transfere o excedente diário e ganha créditos financeiros da empresa de energia, que podem ser usados nas faturas seguintes por até 5 anos.
Com isso, é possível reduzir o gasto de energia!
QUAIS OS OUTROS BENEFÍCIOS DA ENERGIA SOLAR EM CASA
Além da grande redução no gasto com energia da rede que mostramos antes, há outras vantagens importantes.
- Valorização do imóvel: ter um imóvel com energia solar será uma tendência cada vez maior e isso aumenta o valor dele em uma futura venda ou locação;
- Excelente retorno: o valor inicial do investimento se paga, em média, entre 5 e 6 anos. Como a vida útil do sistema fotovoltaico é entre 25 e 30 anos em alta performance, você terá pelo menos 20 anos de geração de energia sem custo algum;
- Baixa manutenção: manter um kit de energia solar funcionando corretamente custa pouco: uma inspeção anual e a limpezas dos painéis solares semestralmente, que podem ser feitas pelo proprietário. Não há componentes de troca programada obrigatória.
O grande diferencial para todas essas e outras vantagens é a instalação de energia solar residencial em São Paulo feita com uma empresa instaladora fotovoltaica qualificada e experiente.
O QUE COMPÕE UM SISTEMA DE ENERGIA SOLAR RESIDENCIAL
PLACAS SOLARES
Também chamadas de painéis solares ou placas fotovoltaicas, são o coração do sistema, pois têm a tarefa de captar a radiação solar e fazer a primeira conversão, em energia elétrica contínua e enviar essa energia para o inversor solar.
INVERSOR FOTOVOLTAICO
O inversor solar é o que chamamos de cérebro do kit fotovoltaico, pois ele tem as principais tarefas de geração e uso da energia solar.
- Converter a energia produzida pelas placas solares em energia alternada;
- Fazer a distribuição para os pontos de uso na residência;
- Transferir continuamente o excedente de energia para a rede concessionária.
MEDIDOR BIDIRECIONAL
Esse medidor de energia substitui o tradicional pois tem como funções medir o volume de energia da rede externa que o imóvel consome, como o tradicional faz, e o volume de energia que o sistema envia para a concessionária.
Além desses itens principais, existem:
- O sistema de cabeamento para integrar o sistema fotovoltaico;
- O string box, que protege o sistema contra sobrecorrente e sobretensão;
- O suporte dos painéis, a estrutura onde eles serão montados antes do local de uso.
COMO DEFINIR A QUANTIDADE DE PAINÉIS NECESSÁRIA
Definir a quantidade necessária de painéis é a atividade central de um projeto residencial de energia solar, pois é com ela que o sistema produzirá o volume de energia que proporcionará:
- A economia planejada;
- A maior autonomia energética possível;
- O melhor retorno do investimento.
Esse estudo começa na simulação fotovoltaica, com os primeiros dados sobre a residência e hábitos de consumo de energia e é validado nas etapas seguintes do projeto.
Alguns fatores ambientais também pesam o dimensionamento das placas solares, como o nível de incidência solar na região, o sombreamento na área de instalação e a qualidade estrutural do telhado, entre outros.
Conheça os principais cálculos de projetos de energia solar que são usados em residências!
ONDE INSTALAR O SISTEMA DE ENERGIA SOLAR
O local para instalar o sistema solar residencial, em especial dos painéis fotovoltaicos, é uma decisão crucial para o sucesso do projeto. Ele será definido após diversas avaliações feitas pela empresa fotovoltaica.
O local mais comum é o telhado, por ser uma área ociosa do imóvel e contar com uma estrutura que suporta o peso e as dimensões das placas solares e dos suportes. Terraços também são ótimas opções, desde que não haja circulação de pessoas e movimentação de materiais e equipamentos.
O projeto solar prevê analisar as condições estruturais do local e, se preciso, recomendar reformas para garantir a instalação dos painéis.
Em muitos clientes, especialmente os condomínios residenciais, são usadas as áreas térreas, o que permite aumentar a quantidade de placas solares e facilita a montagem, a manutenção periódica e as limpezas.
Os painéis fotovoltaicos são resistentes às mais severas condições climáticas – temporais, ventos fortes, geada e granizo!
COMO INSTALAR ENERGIA SOLAR NA SUA CASA COM A IMPLASOLAR!
Instalar energia solar na residência é um projeto complexo tecnicamente, mas tem de parecer simples para você. O ponto de partida para isso é a simulação de energia solar, onde as primeiras análises são feitas.
- Histórico de consumo residencial (últimos 12 meses);
- Características da rede elétrica local;
- Distribuição do consumo (imóveis anexos);
- Perfil de equipamentos (domésticos, de uso em negócios);
- Planos familiares que mudem o perfil de consumo;
- Expectativas de redução do gasto de energia elétrica;
- Estimativa da quantidade e do modelo de painel solar compatível;
- Tempo de retorno e investimento.
Essas informações serão validadas no estudo de viabilidade técnica, quando o consultor fotovoltaico analisa as características ambientais, espaço disponível para a instalação das placas, acessibilidade e outras.