A energia solar residencial em São Paulo é uma realidade presente em um número cada vez maior de lares, proporcionando muitos benefícios, em especial a grande economia nas contas de luz. Porém, o projeto de energia solar residencial é algo que merece atenção.
Com a popularização da energia fotovoltaica, o mercado de montadoras de painel fotovoltaico está crescendo, trazendo competitividade e ajudando a reduzir os preços ao longo do tempo, o que é muito saudável para os clientes.
Porém, como em todo setor de atividade em expansão, também existem os trabalhos de qualidade duvidosa, os erros de projeto e de execução que podem comprometer a expectativa positiva que a energia solar traz.
É sempre importante observar o trabalho das empresas que atuam no mercado, as recomendações e, principalmente, acompanhar os passos do fornecedor fotovoltaico contratado.
Para ajudar nessas tarefas, o Blog Implasolar, sua empresa de energia solar em São Paulo, separou os erros mais comuns na instalação de placas solares para ajudar você a acompanhar os trabalhos!
1 – DIMENSIONAMENTO ERRADO DOS PAINÉIS SOLARES
O dimensionamento correto das placas solares é um aspecto central para o sucesso no desempenho delas e isso passa por dois fatores: a inclinação e a direção dos painéis. Para que essas especificações sejam bem projetadas, o sombreamento, a localização geográfica e outros dados são usados.
Erros em quaisquer desses fatores comprometem a performance das placas solares. Uma equipe de instalação de energia solar qualificada e experiente será o ponto central das definições. A dica aqui é simples: acompanhe o desenvolvimento do projeto e pergunte muito!
2 – ESTRUTURA INADEQUADA PARA A MONTAGEM
Um outro erro de montagem é usar uma estrutura de suporte das placas mal projetada, inadequada ao que foi projetado ou de baixa qualidade. Isso também pode colocar a qualidade da instalação dos painéis solares e a estrutura da residência em risco.
É importante acompanhar a chegada dos componentes do kit fotovoltaico e verificar a qualidade do suporte dos painéis solares, além dos demais itens.
3 – FIXAÇÃO DEFEITUOSA DAS PLACAS SOLARES
Para muitos clientes, a atividade de fixação da estrutura das placas solares no telhado pode parecer simples e ela realmente é, o que não quer dizer que não haja riscos – que são grandes.
Uma fixação defeituosa pode causar instabilidade na montagem, desalinhamento entre os módulos de energia solar – o que prejudicará todo o cálculo espacial do projeto – infiltrações e goteiras.
A contratação de uma empresa de montagem de placa solar em São Paulo qualificada e experiente evita que erros como esse comprometam o sistema fotovoltaico e a estrutura do telhado.
4 – EXPOSIÇÃO DE CABOS DO SISTEMA FOTOVOLTAICO
Parece improvável que um erro desses aconteça no mercado profissional de instalação fotovoltaica, mas infelizmente ele é comum, especialmente nos imóveis isolados, onde a circulação das pessoas é menor e parece não haver necessidade de proteger o cabeamento.
Porém, essa situação, além de esteticamente ruim – ninguém quer ver cabos espalhados pelo chão da varanda, do quintal ou no entorno da casa – é perigosa para a integridade do sistema.
A exposição dos cabos elétricos à chuva, aos ventos, ao sol, a animais domésticos e carros pode gerar danos neles, afetar a vida útil do cabeamento e a performance do sistema fotovoltaico. Em nome da beleza e da segurança, os cabos devem estar protegidos e ocultos!
5 – INVERSOR SOLAR SEM PROTEÇÃO
O inversor fotovoltaico tem a tarefa central de converter a energia contínua, vinda dos módulos de energia solar, em energia alternada, própria para a iluminação da residência e funcionamento dos aparelhos.
Por isso, ele precisa de proteção tanto na entrada da energia fotovoltaica quanto na saída da energia alternada, que é formada por fusíveis, disjuntores, chaves seccionadoras e proteção a surtos.
Falhas nessa proteção atingem a integridade do inversor solar e colocam inspeções e manutenções em risco para o técnico.
6 – SUBAVALIAR O SOMBREAMENTO NO LOCAL DAS PLACAS SOLARES
Dentre os aspectos que são analisados para definir espaço, direção e inclinação das placas solares, o sombreamento é um dos mais críticos. Podemos imaginar o quão negativo ele pode ser no resultado do sistema.
O sistema fotovoltaico com erro de definição do sombreamento pode ter uma queda de rendimento de até 75% além de danos continuados às placas solares! Áreas com sombreamento constante têm perda considerável de geração e o projeto deve considerar esse aspecto.
7 – ANDAR NOS MÓDULOS FOTOVOLTAICOS
Os painéis solares são feitos com materiais de alta resistência às mais variadas intempéries, da chuva torrencial aos ventos fortes, passando pelo granizo e por variações bruscas de clima. Porém, eles não são fabricados para serem pisados.
O peso de uma pessoa adulta exerce uma pressão que não pode e nem precisa ser projetada durante a fabricação das placas solares – ou elas teriam de ser mais caras sem necessidade.
Por isso, é fundamental que a instaladora fotovoltaica projete espaços entre os módulos por onde o técnico possa circular durante a montagem, as limpezas semestrais e as inspeções anuais.
POR QUE BUSCAR UMA EMPRESA PROFISSIONAL?
Os erros que mostramos até aqui são uma parte de situações que podem ocorrer durante o projeto de energia solar, do começo das definições até o momento de executar os serviços. Instalar um kit fotovoltaico requer estudos técnicos profundos e complexos.
Portanto, é importante entregar essa missão a uma empresa de instalação de energia solar em São Paulo que tenha reconhecimento de mercado e experiência com as mais variadas configurações de kits fotovoltaicos.
Dessa forma, você terá mais certezas do que dúvidas e as chances de uma instalação fotovoltaica bem-sucedida serão muito maiores!
VENHA FAZER UMA SIMULAÇÃO FOTOVOLTAICA COM A IMPLASOLAR!
A simulação de energia solar é o ponto de partida de um projeto fotovoltaico bem-sucedido, onde algumas análises preliminares são feitas.
- Histórico de consumo residencial (últimos 12 meses);
- Características da rede elétrica local;
- Distribuição do consumo (número de cômodos, imóveis anexos);
- Perfil de equipamentos (domésticos, de uso em negócios);
- Projetos familiares que mudem o perfil de consumo;
- Expectativas de redução do gasto de energia elétrica;
- Estimativa da quantidade e do modelo de painel solar compatível;
- Tempo de retorno e investimento.
Essas informações serão validadas no estudo de viabilidade técnica, quando o consultor fotovoltaico analisa as características ambientais – espaço disponível para a instalação das placas, acessibilidade e outras.