É cada vez mais comum ver empresas, edifícios e casas com placa solar em São Paulo, não é mesmo? Esse é o reflexo da popularidade de um modelo energético que entrega uma série de benefícios. Mas o que você realmente conhece da energia solar fotovoltaica residencial?
Muitas pessoas julgam que a energia solar é um tema complexo, que os equipamentos são caros e nem todas as casas podem ter sistemas fotovoltaicos.
Outras acham que o investimento é alto demais para o retorno e que a manutenção de placa solar é trabalhosa. Mas será que essas ideias são válidas?
O fato é que o mercado de empresas de energia solar cresce a cada ano, um reflexo da maior procura e mostra que algumas ou todas essas afirmações não são reais.
Mas como saber o que é verdade no mercado fotovoltaico?
Para isso, preparamos esse guia completo sobre energia solar com as principais dúvidas.
O Blog Implasolar, sua empresa de energia solar em São Paulo, vai falar sobre tudo que você precisa saber sobre energia solar fotovoltaica residencial!
O QUE É A ENERGIA SOLAR
Em termos comerciais, a energia solar é a fonte energética resultante da conversão da radiação solar em energia elétrica residencial. Dentre as fontes de energia renovável, a originada do sol é a mais sustentável.
- Totalmente renovável;
- Presente em todo o território brasileiro;
- Limpa – não provoca degradação ambiental na captação;
- Não exige impacto ambiental para construir o sistema de captação.
O QUE É O SISTEMA FOTOVOLTAICO
O sistema fotovoltaico – ou sistema de energia solar – é um conjunto de equipamentos usados para captar os raios solares e transformá-los em energia elétrica alternada, que é própria para o consumo na residência.
QUAIS OS EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS EM UM SISTEMA FOTOVOLTAICO RESIDENCIAL
Um kit de energia solar é composto dos seguintes itens:
- Painel fotovoltaico (os famosos painéis solares);
- Inversor fotovoltaico;
- Medidor bidirecional (no sistema on-grid);
- Estrutura de montagem dos painéis e fixação no local;
- Cabeamento;
- Baterias acumuladoras (no sistema off-grid).
COMO O SISTEMA FOTOVOLTAICO GERA ECONOMIA DE ENERGIA
O sistema fotovoltaico on-grid permite consumir a energia solar gerada e enviar o excedente para a rede concessionária. A companhia, por sua vez, gera créditos financeiros que podem ser aplicados nas faturas seguintes em um prazo de 5 anos para cada crédito.
Dessa forma, você pode reduzir o gasto de energia de duas formas:
- Reduzindo o consumo da cara energia da rede;
- Aplicando os créditos da transferência.
Além da economia imediata, você também ficará protegido dos aumentos de tarifas!
Você sabe se a sua residência pode usar um sistema de energia solar? A gente responde!
COMO FUNCIONA A GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR?
Veja o passo a passo para gerar energia fotovoltaica.
- As placas solares captam a radiação solar através das suas células fotovoltaicas e a converte em energia elétrica contínua, que ainda não é própria para uso na residência;
- Das placas fotovoltaicas, essa energia segue para o inversor solar, que faz a conversão dela em energia alternada (usada na iluminação e nos aparelhos) e libera para o uso;
- O medidor bidirecional mede a quantidade de energia excedente que é transferida para a rede da concessionária e quantidade de energia da rede que é consumida pela residência quando não há energia convertida (por exemplo, à noite).
Todo esse processo é usado no kit fotovoltaico on-grid, de forma ininterrupta, pois o sistema não pode armazenar energia. Mas existem outros dois modelos de kit solar.
TIPOS DE SISTEMA DE ENERGIA RESIDENCIAL
Existem 3 modelos de sistema fotovoltaico, que se diferem pelo grau de independência da rede de energia local.
SISTEMA FOTOVOLTAICO ON-GRID
É o modelo mais conhecido e usado nas residências, principalmente nas áreas urbanas e que falamos anteriormente: ele gera energia solar convertida e transfere o excesso para a rede concessionária. Pode ser usado por imóveis em regiões onde o fornecimento de energia é estável.
SISTEMA FOTOVOLTAICO OFF-GRID
Esse modelo é totalmente desconectado da rede de energia local e funciona de forma independente para produzir e abastecer o imóvel. Para isso, ele conta com baterias acumuladoras de energia que é gerada.
O kit fotovoltaico off-grid é mais caro que o modelo on-grid por conta da independência de energia e é recomendado para regiões onde o fornecimento de energia é instável ou precário.
SISTEMA FOTOVOLTAICO HÍBRIDO
O kit fotovoltaico híbrido é, como o nome diz, a junção dos dois sistemas. Ele funciona com baterias que sempre acumulam energia até as suas capacidades e o excedente é transferido para a rede.
É a opção com investimento mais alto por reunir as duas maiores vantagens da solução fotovoltaica: a independência energética e a economia em um eventual uso da rede local.
QUAL O VALOR DE UM SISTEMA DE ENERGIA SOLAR
Um projeto de energia solar residencial é totalmente único, feito sob medida para diversos fatores que devem ser considerados:
- Histórico de consumo;
- Perspectivas de consumo (aumento de pessoas ou aparelhos);
- Modelo fotovoltaico mais recomendado;
- Projeção de economia de energia.
Outros fatores que afetam o valor do investimento é o tipo de placa solar e a quantidade a ser usada e a acessibilidade ao local escolhido para a montagem
QUAL O RETORNO DE INVESTIMENTO DO KIT FOTOVOLTAICO
Esse é um aspecto bastante positivo no uso de um sistema fotovoltaico: o ótimo prazo de retorno do investimento feito, pois ele ocorre entre 5 e 6 anos, enquanto a vida útil do kit fotovoltaico é de 25 a 30 anos.
Ou seja, mesmo nos projetos com sistema de energia solar financiado, além da economia ser imediata, sua residência terá de 20 a 25 anos de geração de energia fotovoltaica sem nenhum custo adicional.
QUAL O CUSTO DE MANUTENÇÃO DE UM SISTEMA FOTOVOLTAICO
Outro diferencial que surpreende muitas pessoas é a manutenção do kit de energia solar: a limpeza semestral em alguns casos, ou anual, para retirar folhagens, poeira e outras sujeiras e uma inspeção preventiva anual, feita pela empresa de montagens fotovoltaicas.
As placas fotovoltaicas são altamente resistentes às condições climáticas, o que garante a longa vida útil e uma excelente relação entre custo de aquisição e operação e os benefícios gerados.
COMO INSTALAR A ENERGIA SOLAR NA SUA RESIDÊNCIA!
Como podemos ver, o funcionamento de um sistema fotovoltaico é simples de entender. Porém, para garantir o melhor desempenho dele, é preciso investir na qualidade, do orçamento à montagem do kit de energia solar residencial em São Paulo.
O primeiro passo é fazer uma simulação fotovoltaica. Nela, o consultor fotovoltaico da Implasolar fará as primeiras avaliações sobre o consumo da residência, características da rede de energia da região e as expectativas de redução de gasto com o kit fotovoltaico.
Após isso, a empresa fará uma análise de viabilidade técnica no local e o projeto fotovoltaico, com as melhores condições técnicas para o uso da energia solar na sua casa.
Nosso compromisso é proporcionar soluções que aliem simplicidade de execução e alta performance técnica. Quer economizar com sustentabilidade?
Venha conversar conosco!
Quer saber mais sobre energia solar e seus benefícios para a economia e o mundo?
Acesse mais artigos em nosso Blog Implasolar!