Painel de energia solar residencial: como calcular a quantidade certa?

Painel de Energia Solar Residencial
Economia energia residencial

O uso da energia solar residencial em São Paulo é cada vez maior e esse crescimento é movido por muitas vantagens, econômicas e sociais, que essa alternativa energética traz. Mas você sabe como é feita a definição do painel de energia solar residencial certo e a quantidade?

As placas solares chamam a atenção pela beleza e pela capacidade de converter uma fonte limpa e inesgotável de energia em eletricidade que vai abastecer por décadas uma residência.

Sim, você pode ter um sistema fotovoltaico funcionando em plena carga por 25 anos de vida útil em ótima produção e reduzir suas faturas de energia.

Para garantir esse excelente investimento, tudo começa pela escolha dos painéis solares corretos e esse estudo leva em consideração uma série de fatores.

Tudo para montar um kit de energia solar único para as necessidades familiares.

O Blog Implasolar, sua empresa de energia solar em São Paulo, vai mostrar como calcular o número de placas solares e como elas funcionam!

O QUE É UM PAINEL DE ENERGIA SOLAR?

O painel fotovoltaico, como também é conhecido, é o equipamento principal de um kit de energia solar. É a grande placa – por esse motivo, também é chamada de placa solar – que nos acostumamos a ver nos telhados e terraços ou nas fazendas de energia solar (áreas térreas).

O painel solar é composto de células fotovoltaicas, que produzem energia a partir da ação da luz e que são fabricadas com materiais semicondutores que absorvem a radiação solar e geram a energia elétrica pelo efeito fotovoltaico.

O QUE É EFEITO FOTOVOLTAICO?

De uma forma simples para entendimento, é o efeito que ocorre quando as células fotovoltaicas da placa coletam os fótons da luz solar e esses, ao colidirem com os átomos do material semicondutor, criam uma corrente elétrica.

COMO FUNCIONA A ENERGIA SOLAR RESIDENCIAL?

É importante lembrarmos que a energia solar produzida pelas placas solares ainda não é própria para o uso comercial e doméstico, ela precisa passar por um processo dentro do sistema fotovoltaico.

Veja como funciona a energia fotovoltaica residencial.

  1. As placas solares captam a luz solar e produzem energia elétrica em corrente contínua através do efeito fotovoltaico;
  2. Essa energia é transferida para o inversor solar, que tem tarefas essenciais: converter toda a energia recebida em elétrica alternada, disponibilizá-la para o uso da residência e transferir a eletricidade excedente para a rede da concessionária de energia;
  3. Com isso, a residência reduz muito o gasto energético com a rede externa e recebe créditos pela transferência, que podem ser usados como abatimentos nas faturas.

Quer conhecer os muitos benefícios de instalar energia solar na sua casa?

O QUE INFLUENCIA NO CÁLCULO DE PAINÉIS DE ENERGIA SOLAR?

Definir a quantidade de painéis solares residenciais para atingir as metas de geração e de economia é um estudo que leva em consideração alguns fatores. Vamos falar dessas variáveis!

RADIAÇÃO SOLAR NO LOCAL DA INSTALAÇÃO

A base da produção fotovoltaica está na incidência dos raios solares sobre os módulos fotovoltaicos para que eles produzam a energia elétrica contínua. Portanto, quanto maior for a radiação média no local da instalação, menor será a quantidade de painel fotovoltaico necessária.

CONSUMO DE ENERGIA DO IMÓVEL

Essa variável define o conforto energético da residência: quantas placas solares são necessárias para atender a demanda elétrica dos ocupantes do imóvel.

Aqui é preciso ir a fundo na dinâmica familiar- incluindo atividades comerciais e home office – pois é o momento de garantir a disponibilidade elétrica desejada e/ou possível. São considerados vários indicadores, entre eles:

  • Rotina de uso de energia elétrica (períodos do dia com picos);
  • Número e perfil dos aparelhos (chuveiros elétricos, aparelhos de ar condicionado impactam mais que televisores e computadores);
  • Consumo médio histórico e sazonalidades (férias, viagens);
  • Eventos futuros que afetam o consumo (ampliação da residência, aumento do número de ocupantes, instalar um negócio).

Esses fatores podem indicar, inclusive, se o ideal é um sistema on-grid (conectado), ou um sistema off-grid ou (desconectado).

 

Painel de Energia Solar Residencial Fatores Cálculo

Economia energia residencial

 

FATORES AMBIENTAIS

Aqui são estudadas as condições físicas do imóvel e seu entorno, pois são aspectos que impactam na dimensão do kit fotovoltaico.

  • Área disponível para montagem (afetar a escolha do tipo de placa solar);
  • Sombreamento e angulação (no caso de telhados e terraços);
  • Estrutura do local de instalação das placas e demais componentes (a consultoria Implasolar pode recomendar obras antes da montagem fotovoltaica);
  • Condições elétricas do imóvel (uma revisão pode ser recomendada).

Como podemos ver, dimensionar o número de placas solares é um trabalho complexo. Cada fator é visto com cuidado e terá um peso importante no resultado final.

Por isso, ele deve ser feito por uma empresa de comércio e instalação de placa solar em São Paulo que seja experiente e credenciada.

Veja o nosso artigo que ajuda a escolher a empresa fotovoltaica com segurança!

COMO CALCULAR A QUANTIDADE NECESSÁRIA DE PAINÉIS SOLARES?

De posse de todas as informações citadas anteriormente, a empresa de painéis solares pode definir dois números: a geração de uma placa fotovoltaica e a quantidade de placas que o projeto precisará.

Vamos falar de cada um deles.

CÁLCULO DE GERAÇÃO DE UM PAINEL SOLAR

Essa conta é feita com os seguintes indicadores:

  • Potência: capacidade máxima de geração do painel;
  • Tempo: quantidade de horas de radiação solar útil;
  • Rendimento: percentual de entrega real do sistema.

O rendimento é afetado pela perda energética que existe em sistemas fotovoltaicos. No sistema on-grid a perda é de 20%. Portanto, o fator a ser usado na conta é de 0,80 (1 menos 20%), aproximadamente.

A fórmula para calcular a energia da placa solar é: potência x tempo x rendimento.

Se pegarmos um módulo fotovoltaico com 300Wp que seja exposto a 6 horas diárias de radiação útil e considerando a perda energética, temos:

Energia: 300 x 6 x 0,80 = 1.440 watts-hora (Wh) ou 1,44 quilowatts-hora (kWh).

Esse é um resultado diário. A energia mensal gerada é de 43,20kWh.

CÁLCULO DO NÚMERO DE PLACAS SOLARES

De posse da geração energética mensal da placa fotovoltaica, basta levantar o consumo médio por mês da residência – dado que foi coletado pelo consultor fotovoltaico no início do trabalho.

Se o consumo energético mensal for de 290kWh, por exemplo, serão necessários 8 painéis solares para suprir a demanda.

POR QUE FAZER UMA SIMULAÇÃO DE UM SISTEMA DE ENERGIA SOLAR?

Como vemos, chegar aos números eficientes de produção de energia solar é um estudo que requer muita atenção com detalhes e com as características do contexto em que o kit solar será usado.

Isso reforça a importância de uma simulação de energia solar. É com ela que a instaladora de soluções fotovoltaicas levantará as informações que vão embasar os cálculos para o número de painéis no kit fotovoltaico.

Com a simulação, você terá contato com detalhes sobre energia solar e terá mais segurança com as decisões para fazer esse investimento!

 

Compartilhe:

Quer reduzir a conta de energia?

Implantação do sistema completo para geração de energia solar fotovoltaica. Processo simples, seguro e rápido com a Implasolar.

Implasolar

A Implasolar é uma empresa voltada para a evolução que a humanidade precisa trilhar para que o planeta Terra continue sendo um lugar incrível de viver!

Quer reduzir conta de energia?

Implantação do sistema completo para geração de energia solar fotovoltaica. Processo simples, seguro e rápido com a Implasolar.