Quais tipos de painéis fotovoltaicos residenciais existem?

Tipos de Painéis Fotovoltaicos Residenciais
Economia energia residencial

A energia solar residencial em São Paulo é uma alternativa energética cada vez mais usada, seja em residências, edifícios e condomínios e nas áreas urbanas ou rurais. Por isso, as pessoas se interessam mais em conhecer os tipos de painéis fotovoltaicos residenciais.

Além da excelente economia no gasto de energia da rede que as modernas instalações azuladas nos telhados e terraços proporcionam, elas são fundamentais para a sociedade, por ajudar a resolver dois graves problemas ambientais.

  • A preservação das reservas de água usável no planeta (água é um bem finito);
  • Reduzir a devastação ambiental causada pela geração de energia através de combustíveis fósseis e de fonte hídrica.

Portanto, investir em energia solar é uma decisão financeira inteligente e sustentável!

Para começar a instalar, é importante conhecer os modelos de placas fotovoltaicas, pois cada uma tem as suas características próprias e serve em determinados projetos.

O Blog Implasolar, sua empresa de energia solar em São Paulo, vai falar sobre esses tipos de painéis solares para informar com qualidade e ajudar você na escolha!

O QUE SÃO PAINÉIS FOTOVOLTAICOS RESIDENCIAIS

Painéis fotovoltaicos são placas compostas de grupos de módulos solares e estes, por sua vez, são feitos de células fotovoltaicas – a menor unidade da placa solar. O que vemos nos telhados são os painéis solares ou fotovoltaicos.

Eles são responsáveis por captar a radiação solar e, através das células, converter a energia recebida em energia fotovoltaica – aquela que será convertida em energia elétrica própria para uso através do inversor solar.

O QUE É EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DO PAINEL SOLAR

A eficiência energética é a capacidade percentual da superfície da placa solar de absorver a radiação solar e transformá-la em energia fotovoltaica, que será usada pelo sistema em seguida. A eficiência é medida em watts por metro quadrado.

  • Um painel solar mais eficiente gera mais watts por m2;
  • Um painel solar mais eficiente é menor.

Por funcionar em espaços menores, uma placa solar mais eficiente tende a custar mais caro, pois ela agrega o benefício de ter mais opções de locais para a instalação, que por sua vez é mais rápida.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE PAINÉIS FOTOVOLTAICOS EXISTENTES

No mercado de energia solar, podemos dividir a oferta de painéis fotovoltaicos entre duas famílias:

  • Placas de silício cristalino;
  • Placas de filme fino.

As opções são muitas, mas qualquer residência, edifício ou condomínio pode instalar energia solar. Porém, é importante contar com a presença de uma empresa de placa solar em São Paulo, como a Implasolar para entender melhor todas as especificações.

PAINÉIS FOTOVOLTAICOS DE SILÍCIO

São os painéis mais conhecidos e mais usados nos projetos de energia solar residencial. O silício é a matéria-prima que, devido ao alto grau de pureza, garante uma conversão da radiação do sol mais eficiente e com maior aproveitamento (menores perdas).

Eles se dividem em:

  • Placas fotovoltaicas monocristalinas: têm o maior índice de pureza de silício e eficiência energética entre 15 e 22%. Podem ser instaladas em espaços menores e, portanto, são uma opção de maior custo;
  • Placas fotovoltaicas policristalinas: são produzidas com silício e outros cristais, gerando uma eficiência menor (entre 14 e 20%) e demandam um espaço maior, o que reflete em um custo de aquisição menor.

As placas de silício duram de 25 a 30 anos, pois têm alta resistência e o sistema de energia solar não possui peças de desgaste ou de substituição programada.

Economia energia residencial

PAINÉIS FOTOVOLTAICOS DE SILÍCIO AMORFO

Essa é uma opção de placa solar de silício, mas com uma técnica de fabricação diferente: são usadas várias camadas de silício amorfo – o que eleva a eficiência para a faixa entre 6 e 9% – e 1% de silício cristalino. É recomendado para pequenas aplicações.

PAINÉIS FOTOVOLTAICOS DE FILME FINO

As placas solares de filme fino usam uma tecnologia mais avançada e módulos fotovoltaicos de alta sensibilidade. Por outro lado, possuem uma eficiência menor e precisam de espaços maiores que as placas de silício.

A vida útil das placas thin-film é entre 10 e 15 anos e elas entregam um bom desempenho em locais com pouca radiação solar. Por isso, os painéis de película fina têm preços menores que os módulos de silício.

Painéis Fotovoltaicos Residenciais Implasolar

PAINÉIS FOTOVOLTAICOS DE TELURETO DE CÁDMIO

Esse painel solar é o único modelo fabricado com película fina que alcança a eficiência de um painel fotovoltaico de silício (opera na faixa entre 9 e 16%). O seu uso é mais indicado para usinas solares.

PAINÉIS FOTOVOLTAICOS CIGS

Esse é outro painel solar de película fina, feito por uma camada muito fina de cobre, índio, gálio e selênio (de onde vem a sigla CIGS). Possui boa eficiência energética, entre 10 e 12% – e alguns modelos conseguem passar dos 13%. É a placa solar mais usada em ambientes industriais.

PAINÉIS FOTOVOLTAICOS OPV

As células orgânicas ou organic photovoltaic (OPV) são a terceira geração de células fotovoltaicas. A OPV é formada por materiais orgânicos não tóxicos, sintetizados em laboratório e recicláveis. É a tecnologia mais sustentável na produção de células solares.

O custo de fabricação é menor e a eficiência varia de acordo com a área usada. Esses fatores refletem na variação de preço de mercado do painel solar OPV.

PAINÉIS FOTOVOLTAICOS HÍBRIDOS (HJT)

Esse painel fotovoltaico é fabricado com a tecnologia do painel de silício cristalino, adicionando uma camada de silício amorfo, o que aumenta bastante a eficiência na captação da radiação solar – fica entre 21 e 24%, a maior dentre os painéis solares no mercado.

Funciona muito bem em altas temperaturas e possui uma ótima relação entre a eficiência e espaços menores para operar – e isso acaba se refletindo em preços mais altos.

COMO ENCONTRAR O MELHOR PAINEL FOTOVOLTAICO PARA SUA RESIDÊNCIA

Agora que você conhece os vários modelos de painéis solares disponíveis, a dúvida é qual escolher, não é mesmo? Afinal, é um projeto de alta economia para décadas de uso! Mas a dica aqui é simples: conheça as opções em uma empresa de serviços fotovoltaicos.

Além de obter mais dados técnicos, conhecer as placas solares que cada empresa comercializa é um ponto de partida importante na escolha da melhor empresa fotovoltaica para o seu projeto.

Na Implasolar, você encontra profissionais experientes e qualificados no setor de energia solar. Eles vão responder as suas dúvidas e ajudar na escolha da melhor placa solar para a sua casa.

VENHA FAZER UMA SIMULAÇÃO FOTOVOLTAICA COM A IMPLASOLAR!

A simulação de energia solar é o ponto de partida de um projeto fotovoltaico bem-sucedido, onde algumas análises preliminares são feitas.

  • Histórico de consumo residencial (últimos 12 meses);
  • Características da rede elétrica local;
  • Distribuição do consumo (número de cômodos, imóveis anexos);
  • Perfil de equipamentos (domésticos, de uso em negócios);
  • Projetos familiares que mudem o perfil de consumo;
  • Expectativas de redução do gasto de energia elétrica;
  • Estimativa da quantidade e do modelo de painel solar compatível;
  • Tempo de retorno e investimento.

Essas informações serão validadas no estudo de viabilidade técnica, quando o consultor fotovoltaico analisa as características ambientais – espaço disponível para a instalação das placas, acessibilidade e outras.

Compartilhe:

Quer reduzir a conta de energia?

Implantação do sistema completo para geração de energia solar fotovoltaica. Processo simples, seguro e rápido com a Implasolar.

Implasolar

A Implasolar é uma empresa voltada para a evolução que a humanidade precisa trilhar para que o planeta Terra continue sendo um lugar incrível de viver!

Quer reduzir conta de energia?

Implantação do sistema completo para geração de energia solar fotovoltaica. Processo simples, seguro e rápido com a Implasolar.